Caio Induscar promove 220 demissões na fábrica de Botucatu

Empresa havia anunciado, em fevereiro, a demissão de 230 colaboradores e férias coletivas para mais 4 mil

por Flávio Fogueral

Uma das maiores empresas de carroceria de ônibus do país, a Caio Induscar vivencia momentos de dificuldades, o que tem provocado queda na produção, férias coletivas e demissões. Informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu davam conta da dispensa de mais 200 funcionários somente este mês.

As dispensas ocorrem de forma escalonada, conforme publicado pelo Jornal da Cidade (Bauru), baseando-se nas declarações do presidente do sindicato, Miguel Ferreira da Silva. Até sexta-feira, 15 de maio, 110 funcionários foram desligados. No dia 22, mais 55 demissões serão anunciadas e três dias depois, mais 55 pessoas desligadas do quadro funcional da empresa.

Os rumores sobre as demissões eram fortes nas últimas semanas. Há quinze dias a empresa foi procurada pela reportagem do Notícias.Botucatu para comentar sobre o assunto e os possíveis reflexos nas unidades fabris de Botucatu e Barra Bonita. A assessoria de imprensa da empresa, via email, respondeu na ocasião de que “não havia informação oficial sobre o assunto”.

Em fevereiro ocorreu a dispensa de 230 funcionários e o anúncio de férias coletivas a 4 mil colaboradores, pelo período de dez dias. A decisão seria para amenizar o impacto do cenário de incertezas quanto a economia, segundo nota emitida à época pela empresa. “O mercado de 2014, em relação a 2013, teve uma queda de 15%, por motivos como a estagnação da economia; indefinições no mercado até as eleições; defasagem tarifária em várias cidades do país; depredações de ônibus que desestimularam os investimentos dos empresários.”, dizia um trecho do comunicado.

Além disso, mudanças de normas para compras de ônibus pela prefeitura de São Paulo fizeram com que a empresa recolhesse 180 ônibus para adaptações de projeto. Agora os ônibus da capital paulista têm que contar com sistema de ar-condicionado, por exemplo.

Outra preocupação foi quanto à compra de ônibus para o Programa Caminhos da Escola, do governo federal, que prevê a renovação da frota de veículos usados no transporte escolar.

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Mesmo diante da crise, a Caio Induscar terminou 2014 como a líder  nacional em produção de ônibus urbanos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). O investimento da empresa em Barra Bonita, estimado em R$ 30 milhões, não deve ser adiado, com previsão da nova unidade funcionar a partir do primeiro trimestre deste ano.

Empresa tem fábrica em Botucatu desde 1982

A Caio Induscar tem seus escritórios centrais na cidade de São Paulo e seu parque fabril, de 445 mil m² e 101 mil m² de área construída, está localizado em Botucatu. A capacidade de produção da empresa é de 40 carrocerias de ônibus urbanos ao dia. Além do Brasil, o grupo atua fornecendo ônibus para a África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Jordânia, Líbano, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti, Trinidad Tobago, entre outros.

Fundada em 1946, a Caio Induscar inaugurou seu parque fabril em Botucatu no ano de 1982. No final da década de 1990, dificuldades financeiras e problemas administrativos fizeram com que a empresa entrasse em processo de falência. Em 2001 um novo grupo foi formado através de investidores com a empresa Induscar, passando a gerí-la.

Recentemente a Caio Induscar passou a utilizar a estrutura fabril da antiga Staroup para seus escritórios centrais e também disponibilização de espaços para empresas prestadoras de serviços.