Nova linha de ônibus pedida pelos estudantes deve circular a partir do dia 5 de agosto
por Sérgio Viana
Após reunião com o diretores das unidades da Unesp em Botucatu (FMB, FMVZ, FCA e IBB), os estudantes em greve concordaram em iniciar a desocupação do prédio do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC), no qual eles estavam desde o dia 2 de julho. No entanto, a situação de greve deve continuar pelo menos até o dia 18, quando uma nova assembleia estudantil será realizada.
A ocupação foi realizada como forma de intensificar a pauta local reivindicada pelos alunos, como linha de ônibus interligando os câmpus de Rubião Jr e Fazenda Lageado, passagem gratuita para os unespianos e entrega do projeto para reativar o Restaurante Universitário.
Segundo o comando de greve, como este é um período de férias, há poucos estudantes na cidade e as atividades do movimento diminuíram. Os estudantes aguardavam uma resposta hoje da Reitoria da Unesp, sobre a possibilidade da instituição pagar metade do preço da passagem aos alunos, no entanto o questionamento que seria feito pelo diretores foi encaminhado apenas hoje.
Encontro com representantes da prefeitura
Ainda nesta quinta-feira, houve o anuncio do atendimento de um dos pedidos do movimento de greve, ligados ao transporte coletivo. Tanto estudantes, quanto o secretario de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo, confirmam que a partir do dia 5 de agosto começa a circular uma nova linha que interligará Rubião Junior à Fazenda Lageado.
“Amanhã faremos uma nova reunião para fechar os detalhes, como os horários de circulação, que precisam bater com os de entrada em cada câmpus”, afirma Ferraudo. A divulgação da nova linha deverá começar a acontecer dentro dos ônibus a partir do dia 24 de julho.
O secretario ainda estuda como a linha fará integração entre os bairro Jardim Paraíso e Vila Antártica. Nenhuma linha realiza essa ligação até hoje. Vicente acredita que a linha deve circular com intervalos de 1 hora e não apenas em períodos esporádicos, como as linhas que saem dos bairro para a Unesp na entrada e saída de funcionários de seus turnos.
Segundo a assessoria de comunicação da Unesp, a universidade se manifestará em breve.
Meia-passagem
Atualmente, todo o estudante tem direito à meia-passagem em meios de transporte coletivos. Em Botucatu, alunos de escolas do ensino fundamental ao superior podem requerer uma carteirinha especial para pagar apenas metade da tarifa de ônibus (que hoje é de R$2,65).
O que os estudantes da Unesp pedem é passagem livre, gratuita para eles. O valor da tarifa seria pago metade pela Prefeitura e a outra metade pela Unesp, ou suas unidades.