Setor de panificação tem ações do Sebrae-SP para melhor gestão e produção

Uma ação de sensibilização aos empresários do setor de panificação e de supermercados foi promovida no dia 14 de agosto pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu em conjunto com o Instituto Tecnológico (ITPC). O objetivo foi mostrar novidades, tendências e ações de melhorias no processo e gestão de panificadoras no país.

Mais de vinte empresários participaram de palestra informativa que integra projeto desenvolvido pelo Sebrae-SP em todo o estado voltado à panificação. As ações vão desde cursos, consultorias a informações de gestão. O atendimento pode ser individual e coletivo e o contato direto faz com que o empresário conheça todos os pontos de destaque do negócio, bem como as deficiências enfrentadas por cada panificadora.

Durante o evento, representantes da Emulzint, fabricante de matérias-primas para panificação e confeitaria, apresentaram informações técnicas sobre os processos de congelamento de produtos e as vantagens da técnica para melhoria do planejamento da produção.

Carolina Câmara, coordenadora estadual dos projetos de panificação do ITPC, apresentou o panorama socioeconômico das panificadoras no país. Segundo ela, um dos fenômenos de maior expressão é o aumento do consumo nas classes C e D, o que deu aporte superior a R$ 149 milhões ao setor. Também destacou o avanço do capital estrangeiro e eventos específicos da área.

No país são 63 mil panificadoras, sendo que desse total 60 mil se constituem como micro e pequenas empresas. O setor gera 700 mil empregos diretos. Desse total, 35% são destinados à produção.

Mas o segmento ainda enfrenta desafios dentro da estrutura administrativa e de produção. Segundo Carolina, são quatro os focos estratégicos para o empresário observar e atuar em busca do aprimoramento: administrativo e financeiro; gestão de pessoas e ambientes; mercado; e tecnologia de produção.

Para Néia França, consultora do Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu, o setor de panificação possui alta diversificação de negócio, saindo do tradicional pãozinho. “As panificadoras também possuem um apelo de proximidade entre o empresário e cliente. O faturamento deste segmento apresenta valores acima dos R$ 62 bilhões nos últimos anos, segundo o ITPC. Isso reflete a diversificação de produtos, serviços adicionais e prova que hoje essas empresas vão além da venda de pães”, salienta.  

Serviço

Os empreendedores do setor de panificação interessados nas ações do Sebrae-SP podem procurar o Escritório Regional do Sebrae-SP pelo telefone (14) 3815-9020 ou na rua Dr. Costa Leite, 1570, em Botucatu.

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php