Da Assessoria de Imprensa
Valorizar e incentivar práticas de fomento ao desenvolvimento econômico e social. Estes são os principais objetivos do Prêmio Prefeito Empreendedor, apresentado oficialmente nesta quarta-feira pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu. A premiação está em sua oitava edição, com inscrições abertas até 15 de outubro.
Os prefeitos João Cury Neto (Botucatu), Emerson José da Mota (Torre de Pedra), Amarildo Garcia Fernandes (Areiópolis) e Ademir do Nascimento (Jumirim), além do vice-prefeito de Avaré, Aparecido Fernandes Júnior, foram algumas das autoridades presentes ao evento de lançamento, que também reuniu secretários de governo e agentes de desenvolvimento.
Foram detalhadas particularidades do prêmio, além de um panorama geral da implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos dezoito municípios da região do Sebrae-SP. São selecionados os três melhores projetos globais e também as ações de destaque nas seis categorias temáticas: lei geral implementada, compras governamentais, desburocratização, pequenos negócios no campo, pequenos negócios nos eventos esportivos e novos projetos.
Cada município pode inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes. Concorrem nacionalmente somente as propostas vencedoras nas respectivas categorias da etapa estadual. Uma das novidades nesta edição será a premiação regional para os melhores projetos desenvolvidos na região.
“Os gestores precisam ter este olhar para o desenvolvimento regional. Quanto mais compartilharem experiências, mais será possível adotar boas práticas que favoreçam a economia e a inclusão social”, destaca Silvia Furio, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP. A gestora lembrou ainda que a região tem destaque com práticas de estímulo ao microempreendedor com indicação das cidades de Botucatu, Conchas e Laranjal Paulista à fase estadual da premiação.
Júlio Durante, gerente de Políticas Públicas do Sebrae-SP, realçou a necessidade de formação de redes de contato entre os municípios para a redução da informalidade, geração de emprego e distribuição de renda. Tais fatores, para ele, são cruciais para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) regional.
“Há oportunidade de mapear e registrar boas práticas adotadas para criação de ambientes favoráveis às micro e pequenas empresas em cada município. A partir disso, é possível adotar ações conjuntas em benefício do empreendedorismo”, ressalta Durante.
Mais informações sobre o prêmio em: http://prefeitoempreendedor.sebraesp.com.br
Iniciativas empreendedoras da região
Na edição anterior, três iniciativas regionais proporcionaram certificados de Prefeito Empreendedor a três municípios. Botucatu foi finalista na categoria ‘Melhor Projeto’, com implantação do processo de compra governamental de itens da agricultura familiar para a merenda escolar local. Os agricultores passaram a receber capacitação e planejamento para venda ao poder público.
Iniciativa semelhante adotada por Laranjal Paulista, que passou a comprar diretamente de agricultores do município. Foi criado o Departamento de Indústria e Comércio para o fomento do setor, além da adoção ao Sistema Integrado de Licenciamento, que reduziu o tempo de espera para emissão de licenças.
Conchas foi o município vencedor, na edição passada do prêmio, na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural. Após crise provocada pela falência da maior empresa do município, poder público e parceiros como o Sebrae e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, se uniram e promoveram cursos de capacitação aos agricultores para a diversificação da produção rural. Foi criado um abatedouro municipal e iniciativas como o “Balde Cheio” (para produtores de leite), além do programa Melhor Caminho, para melhorias das estradas rurais e a implantação da Sala do Empreendedor Rural.