Morre o ex-deputado estadual Vasco Bassoi
Vasco Bassoi foi vereador por três legislaturas e criou a comissão para implantação da Faculdade de Medicina
da Redação com informações da Prefeitura e Câmara de Botucatu
A política botucatuense amanheceu em luto nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, com o falecimento do ex-deputado federal e ex-vereador Vasco Bassoi, aos 95 anos. O sepultamento ocorreu às 17 horas no Cemitério Portal das Cruzes.
Vasco Bassoi nasceu em Porangaba, a 10 de dezembro de 1918. Em 1933, veio estudar em Botucatu, no Ginásio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes, diplomando-se em 1937. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), diplomando-se Bacharel em Direito em 1945. Em 1946 voltou a residir em Botucatu, exercendo a profissão de advogado.

Fez política partidária desde 1954, atuando como vereador na Câmara Municipal de Botucatu por três legislaturas [ 1956 a 1959, 1960 a 1963 e 1964 a 1968 ], até sua posse como Deputado Estadual, a princípio como suplente e nos dois últimos anos como Deputado titular. Foi Presidente da Câmara Municipal por duas vezes, participando da Comissão de Constituição e Justiça. No último ano de mandato de Deputado, ocupou a presidência da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Estado. Por duas vezes ocupou o cargo de Procurador-Chefe da Prefeitura Municipal de Botucatu e foi, por duas vezes, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil –25º Subsecção de Botucatu.
Foi, ainda, autor do Requerimento que constituiu a Comissão Pró-Faculdade de Medicina de Botucatu, presidindo-a por duas vezes.
O prefeito de Botucatu João Cury Neto (PSDB), decretou luto oficial de três dias. Em nota oficial postada no site da Prefeitura, o chefe do executivo afirmou que Bassoi foi uma ‘figura notável, exemplo de decência e apreço pela causa pública, referência na área do Direito, político influente,construiu sua vida pautada na ética, na retidão de caráter e na defesa dos interesses coletivos’.
Cury frisou ainda que o ex-deputado ‘deixará saudades para aqueles que tiveram a honra e o privilégio de desfrutar da sua convivência. E as futuras gerações, quando tiverem contato com seu nome e sua história de vida, saberão reconhecer seu legado e reverenciar sua memória’.
Já o presidente da Câmara de Botucatu, Edinei Lázaro da Costa Carreira (PSB), ‘Vasco Bassoi era um exemplo de homem público que dedicou seus esforços visando o desenvolvimento de Botucatu. Agora ele descansou, mas merece nossa homenagem e respeito e também nossos préstimos à família’.
A biografia completa de Vasco Bassoi pode ser vista no site da Câmara de Botucatu, ao clicar aqui.