Morre o ex-deputado estadual Vasco Bassoi

Vasco Bassoi foi vereador por três legislaturas e criou a comissão para implantação da Faculdade de Medicina

da Redação com informações da Prefeitura e Câmara de Botucatu

A política botucatuense amanheceu em luto nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, com o falecimento do ex-deputado federal e ex-vereador Vasco Bassoi, aos 95 anos. O sepultamento ocorreu às 17 horas no Cemitério Portal das Cruzes.

Vasco Bassoi nasceu em Porangaba, a 10 de dezembro de 1918. Em 1933, veio estudar em Botucatu, no Ginásio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes, diplomando-se em 1937. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), diplomando-se Bacharel em Direito em 1945. Em 1946 voltou a residir em Botucatu, exercendo a profissão de advogado.

Foto oficial da galeria de presidentes da Câmara de Botucatu

Foto oficial da galeria de presidentes da Câmara de Botucatu

Fez política partidária desde 1954, atuando como vereador na Câmara Municipal de Botucatu por três legislaturas [ 1956 a 1959, 1960 a 1963 e 1964 a 1968 ], até sua posse como Deputado Estadual, a princípio como suplente e nos dois últimos anos como Deputado titular. Foi Presidente da Câmara Municipal por duas vezes, participando da Comissão de Constituição e Justiça. No último ano de mandato de Deputado, ocupou a presidência da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Estado. Por duas vezes ocupou o cargo de Procurador-Chefe da Prefeitura Municipal de Botucatu e foi, por duas vezes, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil –25º Subsecção de Botucatu.

Foi, ainda, autor do Requerimento que constituiu a Comissão Pró-Faculdade de Medicina de Botucatu, presidindo-a por duas vezes.

O prefeito de Botucatu João Cury Neto (PSDB), decretou luto oficial de três dias. Em nota oficial postada no site da Prefeitura, o chefe do executivo afirmou que Bassoi foi uma ‘figura notável, exemplo de decência e apreço pela causa pública, referência na área do Direito, político influente,construiu sua vida pautada na ética, na retidão de caráter e na defesa dos interesses coletivos’.

Cury frisou ainda que o ex-deputado ‘deixará saudades para aqueles que tiveram a honra e o privilégio de desfrutar da sua convivência. E as futuras gerações, quando tiverem contato com seu nome e sua história de vida, saberão reconhecer seu legado e reverenciar sua memória’.

Já o presidente da Câmara de Botucatu, Edinei Lázaro da Costa Carreira (PSB), ‘Vasco Bassoi era um exemplo de homem público que dedicou seus esforços visando o desenvolvimento de Botucatu. Agora ele descansou, mas merece nossa homenagem e respeito e também nossos préstimos à família’.

A biografia completa de Vasco Bassoi pode ser vista no site da Câmara de Botucatu, ao clicar aqui.

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php