Estrada rural que leva à represa Mandacaru tem descarte de lixo

Mais uma estrada rural tem sido usada para o descarte de lixo residencial e de entulho 

texto e fotos Flávio Fogueral

Há anos as estradas rurais de Botucatu têm tido um destino além de ligar chácaras, sítios e fazendas à zona urbana: se tornaram locais para despejo de lixo e entulhos. Muitas vezes estas vias dão acesso a pontos turísticos como a Indiana, cachoeiras e mesmo a estruturas  essenciais para a economia por darem acesso ao escoamento de produção agropecuária.

As estradas Geraldo Biral e Elias Alves, que dão acesso às regiões da Indiana e Piapara, respectivamente, sofrem constantemente com o descarte de lixo. Recentemente, carcaças de animais, alimentos, componentes eletrônicos eram encontrados à beira das vias.

Sofás, materiais para construção e peças automotivas foram jogados na estrada

Sofás, materiais para construção e peças automotivas foram jogados na estrada

Recentemente, a Estrada Municipal Represa do Rio Pardo,  que liga a Avenida José Ítalo Bachi à estrutura da Sabesp para a captação de água destinada ao abastecimento de Botucatu e alguns municípios de seu entorno, passa por degradação ambiental com o descarte de diversos tipos de materiais.

Mesmo com a conservação regular da estrada, com terreno adequado para o tráfego de veículos, a beira da estrada tem se tornado depósito para o descarte de materiais diversos. Em um dos pontos, foram deixados junto aos pastos materiais que poderiam passar por reciclagem como entulho de construção, peças automotivas, móveis e garrafas PET.

O maior acúmulo está em um ponto a menos de 100 metros da avenida José Ítalo Bachi. Sofá, roupas, livros, madeira e um guarda-roupa desmontado era visto por quem trafegava. Alguns populares relataram ser frequentes desconhecidos deixando lixo no local.

Em caso de flagrante de descarte de lixo em estradas rurais ou mesmo em terrenos, a Guarda Civil Municipal deve ser acionada pelo telefone 199. Solicitações de retiradas destes materiais (sem o flagrante), a Secretaria Municipal de Obras pelos telefones (14) 3882-0233 / 3882-6881 ou o email: obras@botucatu.sp.gov.br

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php