Estão programadas outras melhorias na infraestrutura da avenida como o recapeamento completo da faixa asfáltica
da Assessoria da Prefeitura de São Manuel
Um dos principais cartões de visita de São Manuel, a Avenida José Horácio Melão, receberá um novo e moderno sistema de iluminação. As novas lâmpadas, que substituirão as atuais amareladas, devem facilitar a visão de pedestres e motoristas que circulam todos os dias pela avenida, sem contar que a troca beneficiará também a estética do local.
Além das lâmpadas, estão programadas outras melhorias na infraestrutura da avenida como, por exemplo, o recapeamento completo da faixa asfáltica da avenida promovido pelo programa de aceleração do crescimento, o PAC2, do governo federal.
Ainda em 2013, a avenida recebeu a instalação de novos semáforos com temporizador que substituíram os antigos, a válvulas, que frequentemente geravam problemas e atormentavam a rotina dos que por ali passavam. O sistema tecnológico era arcaico e o custo da manutenção muito alto, onerava não só o município, mas também a população, que não podia usufruir do serviço a contento.
Outra grande obra que com irá transformar a Avenida José Horácio Melão e trará uma série de benefícios para a população, principalmente na área da saúde, é a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento do município, a UPA, que será construída no terreno em frente à Churrascaria Portal Gaúcho. As obras devem começar ainda neste ano.
Considerando que é a entrada da cidade, viajantes, empresários, turistas etc., que visitarem São Manuel pela primeira vez, ficarão encantados com a avenida que sem dúvida nenhuma, além de ser um cartão de visita da cidade, passará a ser também um dos nossos cartões postais.
O que é a UPA
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, que muitas vezes são encaminhadas para os hospitais e postos de saúde da cidade, como por exemplo; pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, e promovido também pelo PAC2, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.