O Parque da Marta é dos principais atrativos turísticos de Botucatu que está interditado desde o final de 2009
da Assessoria da Prefeitura de Botucatu
Começou na quarta-feira (22) o diagnóstico arqueológico interventivo do Parque Natural da Cachoeira da Marta. O serviço é uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deverá dar um parecer positivo para a viabilização da tão aguardada obra de readequação da infraestrutura do local. O Parque da Marta é dos principais atrativos turísticos de Botucatu que está interditado desde o final de 2009, quando fortes chuvas causaram desmoronamentos e colocaram em risco sua utilização.
O diagnóstico arqueológico é realizado pela Tecon Técnica e Consultoria, da cidade de Curitiba (PR), vencedora da Tomada de Preço [12.610/2014], pelo valor de R$ 14,5 mil. A previsão é que os trabalhos in loco sejam concluídos até esta sexta-feira (24).
“São feitas sondagens de 1,10m a 1,20m de profundidade, com distâncias de 50 metros cada uma, apenas na área que haverá intervenção, cerca de 3 mil metros quadrados. Qualquer objeto que tenha valor histórico deverá ser registrado e informado ao Iphan. Acredito que em 15 ou 20 dias este relatório estará pronto para ser enviado ao instituto”, informa Isaac Santos, arqueólogo da empresa contratada.