Unesp vai oferecer dois novos cursos de mestrado em Botucatu

“Pesquisa Clínica e “Residência Médica” são os dois novos cursos aprovados pela Capes do MEC a funcionar em Botucatu

da Assessoria da Unesp

Foi divulgado na última terça-feira, 25 de novembro, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) – MEC -, a aprovação, para a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), de dois novos programas de mestrado profissional:  “Pesquisa Clínica e “Residência Médica”.

A proposta do mestrado em Pesquisa Clínica foi elaborada pela Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin) da FMB e resultará em um dos poucos programas do país nesta área. O programa, que é coordenado pelo professor Carlos Antonio Caramori, foi criado dentro da área de Saúde Coletiva e contará com diversos docentes e profissionais da FMB. Será desenvolvido em três linhas de pesquisa iniciais: 1) Pesquisa Clínica em populações estratégicas e vulneráveis, 2) Pesquisa Clínica para o complexo econômico e industrial da saúde e 3) Avaliação de tecnologias em saúde.

O programa adotará orientações dispostas no National Institutes of Health – Clinical Center – EUA –http://www.cc.nih.gov/training/ (NIH CC)  e os requisitos demandados pelas agências regulatórias nacionais, internacionais, padrões públicos e privados e as rotinas desenvolvidas na Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) e no centro de pesquisa, sobre  aspectos regulatórios, flluxo de pesquisa, aspectos éticos, logística e desenvolvimento de projeto.

O Mestrado Profissional Associado à Residência em Saúde é uma modalidade de pós graduação (PG) Strictu sensu criado pela Capes em 2009, com o objetivo de capacitar os recursos humanos qualificados, para a prática profissional avançada com ênfase na produção técnico cientifica para a solução de problemas específicos locais, regionais ou nacionais. O programa, na FMB, será coordenado pelo professor Antonio José Maria Cataneo.

Os residentes que optarem pela matrícula no Mestrado Profissional Associado à Residência Médica – Meparem – (aprovado neste ano), além da formação técnica, científica e desenvolvimento das habilidades necessárias ao médico e sem que haja conflito com a residência médica, desenvolverão também o pensamento crítico para a pesquisa aplicada e a cultura da educação continuada. O objetivo principal dessa cultura é levar o residente pós-graduando para a resolução dos problemas locais e regionais, e também nacionais, pensando no aprimoramento da saúde e eficiência médica no país.

Os docentes e preceptores da FMB também se beneficiariam com a criação do Meparem, pois como grande porcentagem deles têm a maior parte de seu tempo dedicado ao ensino e à assistência médica, desenvolvem somente projetos clínicos e não experimentais

A publicação do edital para divulgação do processo seletivo para ambos os programas deve acontecer somente em 2015.

Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!