Depilação requer cuidados e técnicas
A retirada não é apenas por vaidade, mas por questão de conforto e higiene.
da Assessoria do Senac-SP
O excesso de pelos incomoda muitos homens e mulheres. A retirada não é apenas por vaidade, mas por questão de conforto e higiene. Existem diversos tipos de depilação que facilitam a solução do problema. Joyce Firmino, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Botucatu, dá algumas dicas para a escolha do melhor método.
Para quem precisa de um resultado imediato e com duração de curto prazo, ela recomenda a lâmina ou os cremes depilatórios. “A depilação com lâmina é prática e indolor. No entanto, os pelos crescem mais rápido e a pele acaba ficando mais áspera porque os fios começam a crescer para todas as direções”, afirma. O procedimento pode causar coceiras e alergias em peles mais sensíveis. Também é preciso tomar cuidado para não se ferir.
Já os cremes promovem um processo químico para a desintegração dos fios, facilitando a remoção. A raiz não é atingida, por isso, os pelos voltam a crescer em um prazo de uma semana. “Estes produtos tendem a alterar o pH da pele e podem provocar reações. Por isso, é recomendado fazer um teste de irritabilidade em uma pequena parte do corpo antes de realizar a aplicação”, completa.
As ceras são as opções mais procuradas para a depilação duradoura. Os resultados, geralmente, permanecem entre 20 e 25 dias. O método frio, por ser mais doloroso, é indicado apenas para a região das pernas. “Já a cera quente pode ser usadas sobre qualquer parte do corpo. Dói menos porque o calor funciona como anestésico. A cera dilata os folículos pilosos e facilita a extração dos pelos com a raiz”, explica.
Outra técnica indicada para as pessoas que são mais sensíveis à dor é a depilação com linha. Ela evita manchas na pele, comuns em mulheres que utilizam a cera por longo tempo. Por isso, é também recomendada para a região do rosto. “O processo consiste em enrolar uma linha de 100% de algodão nos dedos das mãos, entrelaçá-la nos pelos, e com movimentos de deslizamento extraí-los a partir do folículo”.
A depilação é indicada para pessoas com histórico de alergia e também para gestantes, por conta da não utilização de produtos. “Ela também oferece um design preciso, eliminando até 95% dos pelos, inclusive os finos e curtos, que são difíceis de serem extraídos com outros procedimentos”, afirma.