Veículos registrados a partir de 2016 terão placas no padrão Mercosul

O objetivo é facilitar a visualização e leitura das placas pela fiscalização eletrônica

da Agência Brasil 

Modelo das novas placas para motos, válidas a partir de 2016
Modelo das novas placas para motos, válidas a partir de 2016

Os veículos registrados no Brasil a partir de janeiro de 2016 passarão a adotar placas no padrão Mercosul, com fundo branco, quatro letras e três números. O objetivo é facilitar a visualização e leitura das placas pela fiscalização eletrônica, além de dificultar, com a ajuda de alguns dispositivos de segurança, eventuais clonagens.

A nova placa terá margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda e o nome do país ao centro. A bandeira nacional ficará à direita da placa, que terá, ainda, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Ela valerá para o Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e a Venezuela.

De acordo com o Ministério das Cidades, é alto o número de placas veiculares clonadas no Brasil. Segundo a pasta, normalmente a clonagem é feita por quadrilhas especializadas em roubo de veículos e muitos proprietários, para evitar multas, usam placas frias para driblar a fiscalização eletrônica.

Em nota, o ministério informou que, futuramente, será possível uma integração entre os dados dos países do Mercosul, o que permitirá controle mais rigoroso do transporte de cargas e de passageiros, além dos carros particulares.

Ainda segundo o ministério, não haverá troca de placas dos veículos antigos emplacados no Brasil. As novas placas padrão Mercosul serão obrigatórias para veículos emplacados a partir de 01 de janeiro de 2016. A regra também vale para os veículos transferidos de município ou com troca de categoria, sendo mantida a mesma combinação alfanumérica atual. Os estados que se adequarem as novas regras antes desta data poderão facultar a troca das placas para os proprietários de veículos que quiserem adquirir as novas placas.

Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!