A diplomação, prevista nos Artigos 215 a 218 do Código Eleitoral, representa o encerramento do processo eleitoral
da Assessoria de Imprensa
Deputado estadual eleito, Fernando Cury (PPS) será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP) na próxima sexta-feira (19), na Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, 16, no bairro Campos Elíseos, na capital paulista.
A solenidade, que terá início às 11 horas, marcará a diplomação dos 94 deputados estaduais, que irão atuar junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 70 deputados federais que irão compor a bancada paulista no Congresso Nacional, em Brasília, além do senador eleito José Serra (PSDB) representante do Estado no Senado, do governador paulista reeleito Geraldo Alckmin (PSDB) e seu vice Márcio França (PSB).
A diplomação, prevista nos Artigos 215 a 218 do Código Eleitoral, representa o encerramento do processo eleitoral, que teve início com a escolha dos candidatos nas convenções partidárias, prosseguiu com o registro de candidatura, período de propaganda eleitoral, votação, apuração, homologação e proclamação dos resultados, e o julgamento das contas de campanha.
Cada político recebe o documento da Justiça Eleitoral que reconhece a validade de sua eleição, antecedendo a posse nos respectivos cargos. A posse do governador Geraldo Alckmin (PSDB) será no dia 1º de janeiro. Os deputados federais e o senador iniciam suas atividades no dia 1º de fevereiro. Já os deputados estaduais são empossados no dia 15 de março.
Para a sessão solene de Diplomação, nesta sexta-feira (19), são esperadas 1.500 pessoas, entre os diplomados, seus convidados, organizadores e imprensa, a capacidade máxima permitida para a Sala São Paulo.