Início » Blog » Quase 10 mil agendam inscrições para casas populares
Quase 10 mil agendam inscrições para casas populares
Em razão do grande número de interessados, o período de inscrição foi prorrogado até terça-feira (20)
da Prefeitura de Botucatu
Inscrições começaram na segunda-feira, dia 12 e seguem até a próxima terça-feira, 20
O interesse da população em participar do sorteio que definirá os contemplados com as 71 moradias do conjunto habitacional Nova Esperança (Botucatu-H), em fase adiantada de construção no distrito de Rubião Júnior, superou as expectativas e demonstra a importância dos investimentos em habitação popular realizados pelo atual governo. O empreendimento é uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
No total, 9.942 pessoas realizaram o agendamento para as inscrições que começaram nesta segunda-feira (12), no ginásio municipal de esportes “Mário Covas Júnior”, no Bairro Alto. Em razão do grande número de interessados, o período de inscrição que terminaria na próxima sexta-feira (16) foi prorrogado até terça-feira (20).
Depois de realizadas todas as inscrições, a CDHU em acordo com a Prefeitura definirá a data e o local do sorteio. Os inscritos receberão um aviso pelo correio. No dia do evento também serão sorteados os suplentes que ficarão na fila de espera. Se um dos selecionados desistir ou não conseguir cumprir as exigências do edital, em seu lugar será chamado o primeiro suplente e assim sucessivamente até serem preenchidas todas as vagas.
Das 71 moradias do Nova Esperança, 04 serão destinadas para idosos; 05 para famílias com pessoas com deficiência (adaptadas conforme a necessidade do morador); 03 para policiais civis, militares, agentes de segurança penitenciária e agentes de escolta e vigilância penitenciária) e 13 para famílias que vivem em áreas de assentamentos precários em situação de risco e/ou favelas. As demais casas serão sorteadas para a população em geral inscrita, após calculadas e subtraídas as unidades destinadas a pessoas que vivem sós (3% dos inscritos como indivíduos sós, limitado a 3% do número de moradias).
No dia do sorteio, o próprio candidato inscrito colocará sua senha na urna de cor correspondente a sua faixa de renda familiar. Para ter direito ao imóvel a família sorteada precisa ter renda entre um e cinco salários mínimos; morar no município há pelo menos três anos; se não morar no município, o chefe da família deve estar trabalhando na cidade há pelo menos três anos. A família não pode ser proprietária de imóvel, nem possuir financiamento habitacional no país. Também não pode ter sido atendida por algum programa habitacional para família de baixa renda.
Depois do sorteio, as famílias contempladas serão convocadas para fazer a habilitação. Nesta etapa serão apresentados os documentos que comprovarão as informações prestadas na inscrição. As famílias habilitadas estarão prontas para assinar o contrato de financiamento.
Empreendimento – Com custo de R$ 5 milhões, o residencial Nova Esperança está sendo construído ao lado do Residencial Caimã, no distrito de Rubião Júnior. As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. As unidades contarão com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes da cozinha e muro de divisa entre os lotes. O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos. As prestações serão calculadas de acordo com a renda familiar.