SAMU 192 contabiliza mais de 20 mil ligações em 2014

Crises convulsivas, falta de ar, dores torácicas e abdominais, quedas e traumas físicos graves, são os casos mais frequentes

da Prefeitura de Botucatu

Consolidação. A palavra pode resumir o quão especial foi 2014 para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192 – Regional Botucatu que atende ainda as cidades de Anhembi, Areiópolis e Pardinho. Apenas no ano passado foram mais de 22,5 mil ligações recebidas. Deste total, foram 4,2 mil orientações médicas realizadas por telefone. Já as ambulâncias [Unidades de Suporte Básico e Avançada] saíram mais de 7 mil vezes para atendimento in loco.

Com pouco mais de três anos em operação (atividades foram iniciadas em julho de 2011), o SAMU 192 de Botucatu já recebeu mais de 129 mil ligações e realizou mais de 26 mil atendimentos em Botucatu e região, com envio de ambulâncias [Unidades de Suporte Básico e Avançado] e equipe especializada ao atendimento de urgência e emergência. Crises convulsivas, falta de ar, dores torácicas e abdominais, quedas e traumas físicos graves, são os casos mais frequentes.

“Nosso trabalho conta com o apoio de outros órgãos como GCM [Guarda Civil Municipal], COBOM [Centro de Operações do Corpo de Bombeiros], Defesa Civil, Polícia Militar, Central de Ambulâncias e Semutran. Essa integração é crucial para que toda população seja atendida com qualidade”, afirma Dra. Kelly Maria de Oliveira, coordenadora Médica do SAMU 192.

Entre o deslocamento da viatura e o tempo de resposta efetivo do paciente, o tempo médio de atendimento do SAMU 192 em Botucatu fica entre 7 e 12 minutos. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que o atendimento seja realizado, no máximo, em 15 minutos. Essa agilidade tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce como nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Número de trotes tem caído

Além dos atendimentos de urgência e emergência, o SAMU 192 começou a implantar em 2014 o projeto “Samuzinho”. Nele, aproximadamente 2 mil alunos de 5º ano do Município passaram a conhecer mais de perto as atividades do serviço e a importância dele dentro do sistema de saúde. A iniciativa também foi uma forma de conscientizar este público em relação aos trotes, que prejudica os atendimentos. Apenas em 2014 foram quase mil trotes recebidos pelo SAMU 192 de Botucatu.
“A incidência de trotes diminuiu de 5% para 3% nos últimos dois anos. Essa queda se deve principalmente ao projeto Samuzinho e às constantes campanhas realizadas. A perspectiva é que no próximo ano possam ser abordadas algumas práticas de primeiros socorros com os alunos do Ensino Fundamental do Município”, comenta a enfermeira Priscila M. Vieira de Almeida, coordenadora geral do SAMU 192.
Outro diferencial do SAMU-192 regional Botucatu é que sua equipe de profissionais tem participado constantemente de capacitações oferecidas pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pela coordenação do serviço. Neste ano, profissionais participaram do IV Congresso Nacional do SAMU 192, realizado em Brasília, a convite do Ministério da Saúde.
Além disso, foram realizadas várias atividades de capacitações como simulados, palestras e o 1º Simpósio do SAMU 192 Regional de Botucatu, que contou com a presença do Dr. Dário Birolini, que introduziu o ATLS (Advanced Trauma Life Support) no Brasil. Como reconhecimento deste esforço, o Ministério da Saúde doou, em novembro passado, um kit de bonecos e equipamentos para treinamento, visando melhorar as capacitações.
“Fico muito satisfeita em ver que o SAMU 192 vem contribuindo cada dia mais para a melhoria da qualidade dos atendimentos de urgência e emergência para a população de Botucatu. Um dos motivos é essa constante qualificação e força de vontade dos profissionais do SAMU de Botucatu. Esses, sim, merecem um agradecimento especial, pois não medem esforços para salvar a vida de outras pessoas”, complementa Priscila.
Sobre o SAMU 192
Criado em 2003 pelo Governo Federal, o SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência sempre quando acionado pelo telefone gratuito 192. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológico-obstétrica e de saúde mental da população.
Além disso existe uma Central de Regulação de Urgência e Emergência, onde são acolhidos os pedidos de socorro que contam com médicos reguladores, técnicos auxiliar de regulação médica (atendentes) e controladores de frota.
Quando chamar o Samu?
Problemas cardiorrespiratórios graves
Dor aguda no peito
Convulsão
Acidentes ou agressão com armas “brancas” ou de fogo
Suspeita de derrame (AVC): alteração na fala ou na face e falta de força nos braços
Intoxicação
Queimaduras graves
Crises hipertensivas
Afogamentos
Choque elétrico
Desmaios
Acidentes com traumas graves
Trabalho de parto onde há risco de morte da mãe/feto
Quaisquer outros casos de ameaça à vida
Serviço
Central de Regulação/SAMU 192 Botucatu
Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi
Avenida Santana, 353  – Centro
Telefone: 192

 

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php