Equiparação salarial motiva demissões na Famesp

Funcionários demitidos na semana passada prestavam serviço ao Hospital das Clínicas

da Redação

Treze funcionários que prestavam serviço ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foram demitidos na semana passada pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). O motivo seria uma ação judicial movida pelos mesmos para equiparação salarial e de benefícios, que em alguns casos chegaria a 150%. A maior parte dos dispensados trabalhava na área de enfermagem.

Atualmente o HCFMB possui funcionários originários da Unesp e Famesp, além dos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES). O hospital teve sua gestão transferida da universidade ao governo estadual, em forma de autarquia, em 2011.

Em nota oficial emitida à imprensa e assinada conjuntamente pelo HCFMB e Famesp, as dispensas foram ‘motivadas por aspectos administrativos, de decisão conjunta entre a instituições’. O documento ressalta, ainda, que ‘prestam serviço ao HCFMB funcionários contratados pela Unesp, Famesp e Secretaria de Saúde, cada qual contratado por concurso público ou processo seletivo próprio (como é o caso da Famesp), de acordo com editais publicados’.  Para ler a íntegra da nota, clique aqui.

Jorge Kaimotti Pinto, advogado dos funcionários demitidos, explica que deve entrar na Justiça com pedido de reintegração cumulada (pedido de reingresso à empresa) com danos morais.

Quanto a possíveis carências de profissionais nos setores onde os demitidos atuavam, a Famesp complementa ao afirmar que ‘existem processos seletivos em andamento- anteriores às demissões- para várias áreas de atendimento hospitalar, com objetivo de surprir eventuais necessidades do HCFMB’.

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php