Semana da Saúde Mental em Botucatu
O evento ocorrerá no Cine Nelli (Centro) e as palestras começarão, pontualmente, às 20 horas
da Assessoria do HCFMB
A Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional de Botucatu – em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará, entre os dias 23 e 27 de março, a Semana da Saúde Mental. O evento ocorrerá no Cine Nelli (Centro) e as palestras começarão, pontualmente, às 20 horas, com uma hora de duração, e as perguntas do público serão respondidas até as 21h30.
A iniciativa surgiu da observação, feita pelos médicos, de que muitas informações científicas atuais ainda não chegaram à população. Por exemplo, os psiquiatras querem esclarecer que o resultado dos antidepressivos só começa depois de 15 ou 20 dias.
A primeira noite (23), após a abertura oficial do evento, terá uma palestra sobre saúde mental da mulher, ministrada pela psiquiatra Erica Camargo. Na terça-feira (24), haverá duas palestras com dois psiquiatras: Gabriel Elias Savi Coll falará sobre depressão e José Manoel Bertolote sobre prevenção do suicídio.
Dependência Química será o assunto da quarta-feira (25), apresentado em três palestras: O comportamento do dependente químico, por Florence Kerr Corrêa (psiquiatra); a crença (questionável) na internação psiquiátrica, por Janice de Lourdes Megid (psicóloga); e as escolhas do dependente químico, por Sandra Regina Rosolen Soares (enfermeira).
Na quinta-feira (26), será debatido, em duas palestras, o tema: Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Erica Vasquez Trench (psiquiatra da infância e adolescência) falará sobre os primeiros sinais que devem chamar a atenção dos pais para possíveis transtornos mentais, e a psicóloga Gisele Aparecida Godoy Merlin falará sobre função materna e função paterna.
Na última noite, o psiquiatra Ronaldo Rossini falará sobre saúde mental do idoso com destaque para as necessidades dos familiares e cuidadores. Ricardo Torresan, também psiquiatra, encerrará o evento falando sobre Prevenção de Transtornos Mentais, ao discutir a importância da herança familiar e do ambiente.
O evento possui o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Unimed de Botucatu, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), CAIS- Professor Cantídio Botucatu-SP, Associação Arte e Convívio e Fórum de Saúde Mental de Botucatu.