Mais 150 demissões na Caio Induscar
Foram 450 demissões e o anúncio de férias coletivas a 4 mil colaboradores, em fevereiro.
por Flávio Fogueral
Após a demissão de duas centenas de colaboradores nas últimas semanas, as notícias na Caio Induscar não são animadoras. A crise pela qual a empresa vive tem novo cenário com o anúncio na segunda-feira, 18 de maio, do desligamento de mais 150 pessoas de seu quadro de funcionários.
Quem confirma a informação é o diretor industrial da empresa, Maurício Lourenço da Cunha, em entrevista cedida à Rádio Criativa FM. Um trecho pode ser ouvido no Soundcloud do radialista Júnior Quinteiro. “Quero aproveitar e mandar uma mensagem àqueles colaboradores que infelizmente não estamos conseguindo manter em nossos quadros de funcionários, de que todos os esforços estão sendo feitos para manter a empresa ‘saudável’ e com capacidade de recuperação. Uma coisa acreditamos: esse momento difícil vai passar”, ressaltou.
O diretor ainda fez a promessa de possíveis recontratações após o período de turbulência. “Vamos retomar o nosso caminho de crescimento e geração de novos empregos. Essa nossa equipe vai ter a prioridade nos momentos de recontratação dentro da empresa”, enfatizou Cunha.
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Desde o início do ano medidas drásticas foram tomadas para amenizar a situação enfrentada pela empresa. Foram 450 demissões e o anúncio de férias coletivas a 4 mil colaboradores, em fevereiro.
A decisão seria para amenizar o impacto do cenário de incertezas quanto a economia, segundo nota emitida à época pela empresa. “O mercado de 2014, em relação a 2013, teve uma queda de 15%, por motivos como a estagnação da economia; indefinições no mercado até as eleições; defasagem tarifária em várias cidades do país; depredações de ônibus que desestimularam os investimentos dos empresários.”, dizia um trecho do comunicado.
Além disso, mudanças de normas para compras de ônibus pela prefeitura de São Paulo fizeram com que a empresa recolhesse 180 ônibus para adaptações de projeto. Agora os ônibus da capital paulista têm que contar com sistema de ar-condicionado, por exemplo.
Outra preocupação foi quanto à compra de ônibus para o Programa Caminhos da Escola, do governo federal, que prevê a renovação da frota de veículos usados no transporte escolar.
Mesmo diante da crise, a Caio Induscar terminou 2014 como a líder nacional em produção de ônibus urbanos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). O investimento da empresa em Barra Bonita, estimado em R$ 30 milhões, não deve ser adiado, com previsão da nova unidade funcionar a partir do primeiro trimestre deste ano.
Empresa tem fábrica em Botucatu desde 1982
A Caio Induscar tem seus escritórios centrais na cidade de São Paulo e seu parque fabril, de 445 mil m² e 101 mil m² de área construída, está localizado em Botucatu. A capacidade de produção da empresa é de 40 carrocerias de ônibus urbanos ao dia. Além do Brasil, o grupo atua fornecendo ônibus para a África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Jordânia, Líbano, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti, Trinidad Tobago, entre outros.
Fundada em 1946, a Caio Induscar inaugurou seu parque fabril em Botucatu no ano de 1982. No final da década de 1990, dificuldades financeiras e problemas administrativos fizeram com que a empresa entrasse em processo de falência. Em 2001 um novo grupo foi formado através de investidores com a empresa Induscar, passando a gerí-la.
Recentemente a Caio Induscar passou a utilizar a estrutura fabril da antiga Staroup para seus escritórios centrais e também disponibilização de espaços para empresas prestadoras de serviços.