Diretor deve contar como é seu processo criativo e os desafios de sua realização
da Assessoria do Sesi-SP
O SESI Botucatu promove, no dia 10 de junho, às 19h, o encontro Diálogos Cinematográficos,com a finalidade de aproximar o espectador da linguagem audiovisual. Logo após a exibição do filme O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos, o público terá um bate-papo com Marcelo Machado, cineasta experiente, idealizador da produtora Olhar Eletrônico e que, nos últimos anos, tem se dedicado à direção de documentários de longa metragem. A entrada é gratuita.
Marcelo conta como é seu processo criativo e os desafios de sua realização, além de compartilhar experiências e novos planos.Os participantes poderão conhecer e saber um pouco mais sobre sua trajetória, desde os tempos que atuou na TV, como quando participou do lançamento da MTV Brasil.
O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos
O documentário tem duração de 71 minutos e narra o papel transformador da poesia no cotidiano dos habitantes de Dois Córregos. Nesta cidade, do interior de São Paulo, a ONG Usina de Sonhos estimula o gosto e o interesse pela arte em geral, desenvolvendo habilidades específicas em vários ramos, especialmente em relação à poesia e à literatura.
Sobre o cineasta
Marcelo Machado criou em 1981 a produtora Olhar Eletrônico, grupo criativo que se tornou conhecido pelo pioneirismo e pelo caráter experimental de suas produções em vídeo. Foi diretor de programação da TV Gazeta, depois coordenador de produção da TV Cultura. Em 1991, trabalhou no lançamento da MTV Brasil. Em seguida, assumiu o Departamento de Rádio e Televisão da agência de publicidade DPZ, para a qual realizou dezenas de campanhas e os documentários No limits e Aroundthe world. Em 2005, criou e co-dirigiu o documentário de longa metragem Ginga, a alma do futebol brasileiro para a Bossa Nova Filmes. A partir de então, tem-se dedicado a documentários de longa duração, como Oscar Niemeyer, o arquiteto da invenção (2007), sobre o centenário de Oscar Niemeyer e Tropicália (2012), recuperando imagens raras do movimento tropicalista e com entrevistas inéditas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Rogério Duarte.
Serviço
Diálogos Cinematográficos – O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos com Marcelo Machado
Local: SESI Botucatu–Rua Celso Cariola, 60 – Conj. Habitacional Francisco Blasi.
Classificação: Livre
Duração: 120 min