Companhia Chafariz comemora 20 anos com mostra de teatro até domingo, no Nelli

Todas as apresentações acontecem às 20h30 e o ingresso é uma caixa de leite

da Prefeitura de Botucatu

O Cine Teatro Nelli sediará, de quarta a sábado (10 a 13 de junho), a Mostra Teatral “Nas Águas do Chafariz” em comemoração aos 20 anos da Cia. de Teatro Chafariz. A mostra será composta pelas apresentações “Malasarteando”, “Exercícios de Existir”, “Borandá” e “A casa de Bernarda Alba”. A entrada para os espetáculos é um litro de leite que será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município.

Todas as apresentações serão às 20h30 e a partir das 19 horas no local terá uma exposição aberta ao público do acervo da Cia. Chafariz e música ao vivo.

O evento é uma realização da Cia de Teatro Chafariz com produção da Ferreira Eventos Culturais e conta com apoio da Prefeitura de Botucatu por meio das Secretarias de Cultura e Educação.

Programação

MALASARTEANDO

Dia: 10 de junho (Quarta-feira)

Texto e Direção de Solange Rivas

Com os atores: Ana Rivas/Augusto Albano/Ricardo Romero/ Arnaldo Silva

Realização: Companhia de Teatro Chafariz

“Malasarteando” reúne quatro histórias, contadas e encenadas, do picaresco herói Pedro Malasartes, célebre malandro presente em contos do nosso folclore. São dez personagens vividos por três atores, nas engraçadas arteirices do fabuloso herói que, dizem, até o próprio diabo enganou. O carisma de Malasartes na reinvenção de suas histórias, para divertir e encantar crianças e adultos de todas as idades.

EXERCÍCIOS DE EXISTIR

mostra cia chafarizDia: 11 de junho (Quinta-feira)

Texto de Solange Rivas

Com os atores: Ana Rivas e Augusto Albano

Realização: Companhia de Teatro Chafariz

A peça Exercícios de Existir é a história de dois Clowns que se encontram no espaço mágico de um sótão, e com os objetos cênicos que vão encontrando, armam situações conflitantes e surreais. No espaço atemporal eles navegam, ensaiam voos, apanham estrelas, brincando com a existência como se ela fosse malabares que é preciso equilibrar.

Da primeira cena “O Confronto” a última “O Encontro”, eles vivenciam muitos dos conflitos das relações humanas, como o egocentrismo, a vaidade, a chantagem emocional e a falsidade. Ao mesmo tempo, valores como amizade, admiração e companheirismo se insinuam no equilíbrio de emoções conflitantes que faz a existência.

BORANDÁ

Dia: 12 de junho (sexta-feira)

Texto de Luís Alberto de Abreu

Direção de Ednaldo Freire

Com os atores: Mirthes Nogueira, Aiman Hammoud, Carlos Mira e Fábio Takeo

Realização: Fraternal Cia de Arte e Malas-Artes

Do material coletado pela Cia Fraternal sobre o migrante foram criadas três sagas teatrais: a primeira delas, intitulada Tião, busca traçar o perfil geral do migrante, seu processo de adaptação ao mundo industrial-urbano, a substituição de uma vida e de uma cultura rurais regidas pelos ciclos da natureza por um regime de trabalho contínuo, que muitas vezes o aliena de si próprio.

A segunda saga, denominada Galatéa, refaz a trajetória mítica dos heróis cômicos populares, que são obrigados a sair de sua terra de origem em busca de algo que lhe foi tirado. Galatéa é expulso do mundo rural e é empurrado em direção ao mundo urbano. A terceira e última saga, Maria Déia, traz como protagonista a personagem feminina dentro do processo migratório.

A CASA DE BERNARDA ALBA

Dia: 13 de junho (sábado)

Texto: Federico Garcia Lorca

Direção de Nilceu Bernardo

Comos atores: Ana Rivas, Ariane Silva, Bruna Abade, Cláudia Hamad, Maria Cristina Cury Ramos, Marina Ronque Stopa, Sabrina ( Sabrina Atos E Cenas) e Arnaldo Silva

A peça está demarcada no espaço interno da Casa de Bernarda, uma propriedade rural, onde a matriarca de 60 anos, vive com as cinco filhas solteiras, a mãe louca e duas empregadas. Com a morte do marido Bernarda impõe ás filhas um luto forçado de oito anos seguidos, segundo reza a tradição familiar. O conflito então se estabelece no ambiente intradoméstico e se opõe diretamente ao espaço exterior aos muros da casa. Bernarda atribui á si mesma a autoridade na condução dos destinos de sua família.

Serviço

Cine Teatro Nelli

Praça XV de Novembro, nº 44 – Centro

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!