Botucatu realiza Conferência da Pessoa com Deficiência
A última conferência havia sido realizada em março de 2012
da Prefeitura de Botucatu
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão Social, promovem na próxima sexta-feira (19), das 8 às 16 horas, na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), a terceira edição da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O tema central do encontro é “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. A última conferência havia sido realizada em março de 2012.
Os eixos temáticos a serem discutidos são os seguintes: “Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional”; “Órgãos gestores e de instâncias de participação social”; e “Interação entre os poderes federados”. A Conferência Municipal irá reunir propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, e, na sequência, para a etapa nacional. Esta última ocorrerá entre os dias 7 a 9 de dezembro deste ano, em Brasília. Também na etapa Municipal serão eleitos os delegados que representarão Botucatu na etapa estadual da Conferência da Pessoa com Deficiência.
“A conferência é um espaço de reflexão e discussão coletiva em torno dos mais variados temas relacionados à pessoa com deficiência. É uma oportunidade para que os profissionais, agentes públicos, familiares e as próprias pessoas com deficiência exponham suas impressões e sugestões para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirma o secretário municipal de Políticas de Inclusão Social, Paulo Malagutte.
A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Botucatu conta com a colaboração da Apae, Adefib (Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu), Apape (Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais), Espaço São Micael, Arte e Convívio, e Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social).
Deficiência segundo o IBGE