Guarda Civil registra quase 1 carro por dia em estado de abandono

Na ocasião foram notificados ao todo cinco veículos no Distrito de Rubião Júnior.

da Prefeitura de Botucatu

A Guarda Civil Municipal registrou no início desta semana o número de 500 casos de veículos em estado de abandono em Botucatu. Na ocasião foram notificados ao todo cinco veículos no Distrito de Rubião Júnior.

De acordo com a Lei Municipal 5.442/2013, implantada na Cidade no início de 2014, os carros abandonados são notificados e os proprietários têm um prazo de dez dias para providenciarem a remoção dos veículos, sob pena de terem o bem recolhido ao pátio. Além disso, os mesmos tem que arcar com o pagamento de multa no valor de R$ 200 e custos com guincho e diárias. Se o veículo não for retirado em 90 dias será leiloado e a arrecadação cobrirá os gastos.

Em 18 meses de vigência da lei, o número se torna ainda mais expressivo, pois tem média de quase um carro verificado por dia. Além dos carros abandonados, a GCM ainda notificou 286. A corporação ressalta, entretanto, que deste número apenas 31 veículos foram recolhidos, já que nos demais casos, os casos foram retirados pelos próprios proprietários ou responsáveis.

De acordo com a Guarda Civil, a lei caracteriza a situação de abandono, quando o veículo em questão permanece estacionado no mesmo local [via ou logradouro público] por mais de 15 dias consecutivos.

Segundo o comandante da GCM, Sergio Luís Bavia, a operação visa não apenas deixar a Cidade limpa, mas também segura. “Trata-se também de uma questão de segurança, pois muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por meliantes para esconder entorpecentes e outros tipos de drogas ilícitas. Além disso, pode ser também uma questão de saúde, visto que os mesmos acumulam água, tornando-se possíveis criadouros para o mosquito da dengue”, argumenta.

Outras denúncias podem ser feitas através do telefone 199

 

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php