da Assessoria da FCA
O Museu do Café da Fazenda Lageado apresenta, até o dia 26 de julho, a exposição “Raízes do Ouro Verde”, com fotografias de Vilson Palaro Júnior.
“Raízes do Ouro Verde é um mergulho na história do café, desde as plantações em que escravos negros foram obrigados a debruçar as suas vidas até a xícara de café quentinho de todo dia”, analisa Oscar D`Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, curador da mostra. “É a história do café, mas é, acima de tudo, a história de tudo aquilo que cerca esse universo, principalmente das pessoas, com suas mãos marcadas pelo trabalho e pelo tempo”.
Vilson Palaro Junior recebeu o prêmio “Lorenzo Il Magnifico” pelo primeiro lugar na VIII Biennale Internazionale D’ Arte Contemporanea di Firenze (Itália) em dezembro de 2011. Segundo lugar na IX Biennale Internazionale D’ Arte di Roma (Itália), em janeiro de 2012, e pelo quarto lugar na X Biennale Internazionale D’ Arte di Roma (Itália), em janeiro de 2014. Recebeu também o prêmio pelo sexto lugar na Mostra D’ Arte Internazionale di Netuno (Itália), em novembro de 2012.
Foi premiado no concurso Arte da Magistratura em dezembro de 2011, com a obra “Resignação”, tendo sido antes também premiado, no mesmo concurso, em maio de 2010 com a obra “Travessia”. Recebeu Grande Medalha de Ouro no XXVII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo-MG em junho de 2013, e o Troféu Prefeitura Municipal de Arceburgo nas edições XXVIII e XXIX do referido Salão, em junho de 2014 e junho de 2015, respectivamente.
Compôs a Exposição fotográfica “Trilha do Tempo” exibida a partir de março de 2008. Compôs a Exposição fotográfica “Gente” exibida a partir de maio de 2011. Compôs a Exposição fotográfica “O Rei da Viola” exibida em maio de 2012, durante o 2º Seminário “Vertentes da Viola no Brasil”, realizado em Belo Horizonte/MG. Compôs a Exposição fotográfica “Alma Cabocla”, exibida a partir de maio de 2012.
O Museu do Café da Fazenda Lageado pode ser visitado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados de 12 às 18h.