Vacinação contra a polio começa neste sábado
Todas as unidades de saúde de Botucatu estarão abertas das 8 às 17 horas, incluindo postos volantes e fixos
da Prefeitura de Botucatu
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite [Paralisia Infantil] começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças menores de 5 anos no calendário vacinal básico.
Neste sábado, dia “D” da campanha, todas as unidades de saúde de Botucatu estarão abertas das 8 às 17 horas, incluindo postos volantes e fixos na zona urbana e rural em horários diferenciados [veja abaixo]. Pais ou responsáveis devem levar documento pessoal e a Carteira de Vacinação da criança.
Em todo o Brasil a expectativa é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças. Em Botucatu, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que tenham 7.377 crianças a serem vacinadas na faixa etária proposta pela campanha. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
Com a campanha de atualização, o Ministério da Saúde busca aumentar a cobertura vacinal e diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas, além de reduzir as taxas de abandono. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras doenças imunopreveníveis.
Sobre a Poliomielite
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.
Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países – Nigéria, Paquistão e Afeganistão – a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
A vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Com a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em 2012 substituindo estas duas primeiras doses, o risco é considerado baixíssimo. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.
Mais informações
Secretaria de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Tel.: (14) 3811-1100 / 3811-1105 (Núcleo de Vigilância Epidemiológica – Nuve)
Programação do Dia D – 15 de agosto:
Postos Fixos:
Praça do Bosque – 9 às 16 horas
Supermercado Jau Serve [Av. Floriano Peixoto] – 9 às 16 horas
Postos Volantes:
Zona Rural de Rubião Junior
Fazenda Flamboiã – 9h30 às 10 horas
Fazendo São Luiz – 10h30 às 11 horas
Monte Alegre – 11h30 às 12 horas
Faxinal – 13h30 às 14 horas
Loteamento Belinda – 14h30 às 14h45
Bar da Nédima (Chaparral) – 15 horas às 15h30
Califórnia (Ponto de ônibus) – 16 horas às 16h30
Zona Rural Vitoriana
Rio Bonito – 9 às 10 horas
Porto Said – 10h15 às 11h15
Mina – 11h30 às 12h30
Condomínio Alvorada – 13h45 às 14h45
Porto de Areia Rays – 15 horas às 15h20