Marilza Rudge obtém liminar e fica no cargo de vice-reitora da Unesp

O motivo do afastamento seria a idade da dirigente, que completou 70 anos em agosto e teria que se aposentar compulsoriamente

da Redação com Assessoria da Unesp

A professora da Faculdade de Medicina de Botucatu, Marilza Vieira Cunha Rudge, obteve liminar na justiça paulista suspendendo decisão que a afastava do cargo de vice-reitora da Unesp. A decisão foi proferida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.

Segundo nota oficial divulgada pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, o 'presidente afirma que o afastamento repentino da vice-reitora causaria grave problema institucional no funcionamento da Unesp e informa ainda que existem parecer do Ministério da Educação e despacho do Governador do Estado que amparam a permanência de Reitor e Vice-Reitor, mesmo após aposentadoria compulsória, por serem cargos em comissão'. Confira aqui a nota oficial.

A liminar que afastava Marilza do cargo de vice-reitora foi expedida em 19 de outubro, através de ação movida pela Associação de Docentes da Unesp (ADUNESP). O motivo seria a idade da dirigente, que completou 70 anos em agosto. Todos os funcionários públicos, ao atingir esta idade, são obrigados a aposentador compulsoriamente. 

O mandato de Marilza, junto com o reitor Julio Cezar Durigan, vai até janeiro de 2017. Em julho, o Conselho Universitário (CO) da Unesp havia aprovado a permanência da professora no cargo. Um dos argumentos utilizado pela assessoria da universidade foi da autonomia da instituição e o outro, conforme publicado pelo UOL, era que o Ministério da Educação orienta as universidades federais a não interromper mandatos pela aposentadoria por idade.

Antes de assumir o cargo de vice-reitora, Marilza Rudge foi professora na área de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu e também exerceu o cargo de diretora da instituição (2001-2004). Também respondeu pelo cargo de pró-reitora de pós-graduação, entre os anos de 2005 e 2012.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!