Prefeitura autoriza início de reforma do Mercado Municipal
As características originais do prédio serão preservadas
da Prefeitura de Botucatu
Localizado no Centro de Botucatu, no encontro das ruas Monsenhor Ferrari e Rangel Pestana, o Mercado Municipal “Progresso Garcia”, inaugurado em 1962, sempre chamou atenção pela imponência e arquitetura clássica, característica comum a outros mercados espalhados pelo Brasil afora. Porém o tempo e a omissão de administrações públicas passadas foram impiedosos com o local.
Na manhã de quarta-feira (28), o prefeito João Cury Neto, ao lado de vereadores, secretários e comerciantes permissionários, assinou a ordem de serviço para início de obras de reforma do prédio que tem 2.375,78 m² de área construída.
Os serviços serão executados pela Construtora Reobote e Projetos Ltda. EPP com valor total de R$ 1.962.501,65. O empreendimento será financiado com recursos da Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo. O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento prevê a otimização dos espaços, criação de boxes maiores, praça central de alimentação, ampliação dos banheiros, instalação de elevadores para garantir acessibilidade, melhoria no acesso e estacionamento, criação de um novo mezanino com salão aberto que permitirá ao espaço receber eventos artístico-culturais. As características originais do prédio serão preservadas.
Haverá modernização dos sistemas de hidráulica, elétrica, esgoto, telefonia, informática, revestimento e piso. O piso inferior abrigará todo o setor de hortifruti, enquanto o piso superior será reformulado para receber uma ampla praça de alimentação. A reforma também prevê espaço para implantação de uma agroindústria no local com recepção, vestiário, sala de recepção de matéria prima, sala de processamento e expedição. Por contrato, o prazo para conclusão da reforma é de um ano.
Durante a reforma não haverá a necessidade de transferir os concessionários para outro prédio. Eles serão remanejados para um espaço administrativo que encontra-se desativado onde terão a oportunidade de continuar comercializando seus produtos até que a reforma seja concluída.