Câmara de Botucatu promoverá reunião para debater reorganização escolar
A reunião ocorre na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, a partir das 19h30 e será aberta à população
por Flávio Fogueral com Câmara de Botucatu
Na próxima terça-feira, 10 de novembro, a Câmara Municipal de Botucatu fará uma reunião pública para debater a reorganização escolar promovida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que ocasionou a criação de escolas de ciclo único e a desativação de 94 estabelecimentos de ensino em todo o Estado. Botucatu terá a EE "Armando Salles de Oliveira" com as atividades encerradas, tendo seus 150 alunos transferidos para outras duas escolas.
A reunião ocorre a partir das 19h30 e será aberta à população. Foi convidada para o uso da palavra e explicações sobre o processo de rorgenização escolar, além da logística de distribuição dos alunos, a Dirigente Regional de Ensino de Botucatu, Rosilene Aparecida Palugan Vargas. A Câmara Municipal fica na Praça Emilio Peduti, 112 – Centro.
Leia Mais: “Armando Salles” será desativada com reorganização escolar
O pedido da reunião é do vereador Lelo Pagani (REDE), enfatizando que a incerteza quanto ao futuro do sistema educacional estadual foi a motivação deste encontro. "Não sabemos direito o que vai ser,para onde esses alunos irão. Há muitas dúvidas dos pais, professores e comunidade. Resolvemos chamar esta reunião para que a dirigente de ensino possa conversar com todos e a gente poder entender o que o governo do Estado quer fazer com as escolas públicas. Muita gente é contra sem saber das informações e queremos saber o que vai acontecer para nos posicionarmos", frisa o parlamentar.
O anúncio da reorganização escolar ocorreu no final de outubro. A medida vale já para o ano letivo de 2016. Botucatu está dentro da reorganização escolar, sendo que a Escola Estadual "Armando Salles de Oliveira", no Jardim Peabiru, terá suas atividades encerradas. Com isso, 150 alunos que frequentavam a escola serão destinados para a EE "Prof. José Pedretti Neto", na Boa Vista; e para a Escola Estadual Cardoso de Almeida, o EECA.
Com isso, a EE "Álvaro José de Souza", localizada no Jardim Peabiru ao lado da Armando Salles, será transferida para o espaço da antiga escola. O prédio da EE "Álvaro José de Souza" deverá ser destinado para a Prefeitura de Botucatu ou ainda usado para ensino técnico, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Educação. Mais de 450 alunos, do 4º ao 9º ano ocuparão o novo espaço a partir de 2016.
Além do fechamento da EE "Armando Salles de Oliveira", outras duas escolas foram afetadas diretamente com a reorganização escolar instituída pelo governo paulista. A EE Cardoso de Almeida, com Ensino Médio; passa a ter ciclo único e a EE Américo Virgínio dos Santos.