Ponto Frio fecha loja em Botucatu

Motivo seria reposicionamento de estratégia da empresa, além da instabilidade econômica do país

por Flávio Fogueral

Desde a manhã desta terça-feira, 26 de janeiro, consumidores que frequentavam a Rua Amando de Barros, se deparavam com as portas da loja do Ponto Frio fechadas. Não era nenhuma promoção ou ação de marketing, mas sim o encerramento oficial das atividades da empresa em Botucatu. Um cartaz, escrito a mão, informava o fechamento da loja e como os consumidores deveriam proceder quanto o pagamento de débitos, trocas, entre outras procedências. O Ponto Frio integra a Via Varejo, que também é proprietária das Casas Bahia.

A assessoria da Via Varejo enfatizou, por meio de nota oficial, que a decisão em encerrar as atividades em Botucatu se deve a um "plano de eficiência operacional da empresa, que avalia constantemente a performance de lojas para manutenção dos patamares de rentabilidade do grupo. Essas avaliações permitem que tenhamos uma empresa cada vez mais ágil, enxuta, eficiente e orientada para a satisfação dos clientes". 

Esta ação representa a transformação de algumas lojas com a bandeira Ponto Frio em Casas Bahia, além do fechamento desde o ano passado de 19 unidades. Matéria publicada pelo portal Exame aponta que mudanças do perfil do consumidor, aliado ao período de crise econômica, agravou o desempenho da rede, além de agravar os prejuízos da Via Varejo.

Quanto aos funcionários, a Via Varejo não informou o número de possíveis demissões na loja de Botucatu. Frisou, na nota, que "parte dos colaboradores desta unidade serão realocados para outras lojas da empresa."

A empresa, que chegou a ter duas lojas em Botucatu, sendo que a maior, foi transformada em uma filial das Casas Bahia. Nos anos 1990, o Ponto Frio chegou a se instalar por alguns meses, curiosamente no mesmo prédio que ocupava recentemente no maior corredor comercial da Cidade.O Ponto Frio é uma das principais redes de varejo do Brasil, originada na década de 1940, na cidade do Rio de Janeiro. 

Confira a nota oficial emitida pela Via Varejo

A Via Varejo, empresa que administra as lojas físicas do Pontofrio e Casas Bahia, confirma o encerramento da unidade Pontofrio localizada na Rua Amando de Barros, 615, no centro de Botucatu. 

A ação faz parte do plano de eficiência operacional da empresa, que avalia constantemente a performance de lojas para manutenção dos patamares de rentabilidade do grupo. Essas avaliações permitem que tenhamos uma empresa cada vez mais ágil, enxuta, eficiente e orientada para a satisfação dos clientes. A rede esclarece que parte dos colaboradores desta unidade serão realocados para outras lojas da empresa. Orientamos os clientes desta unidade a procurarem a loja Casas Bahia localizada no mesmo logradouro, no número 567.

Segunda grande loja de rede a fechar

Esta é a segunda empresa de grande porte que deixa Botucatu nos últimos meses. Em novembro, a C&A anunciou que deixaria de operar no Shopping Botucatu, devido ao fraco desempenho da loja. Com isso, dezoito funcionários foram demitidos. 

A empresa havia tentado iniciar as operações em Botucatu ainda no início dos anos 1990, na Rua Amando de Barros, área onde está instalado o Torra-Torra.

Leia Mais: C&A encerra operações em Botucatu

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!