Secretaria de Saúde confirma primeiros casos de H1N1 em Botucatu
Ao todos 3 casos foram verificados, sendo dois fatais
da Prefeitura de Botucatu
A Secretaria de Saúde de Botucatu confirmou nesta quinta-feira (7) os primeiros três casos do vírus H1N1. Dois deles resultaram em óbito no último dia 25 de março: uma mulher de 40 anos e outra de 46 anos, atendidas no Hospital Unimed. O terceiro caso positivo de H1N1 acometeu uma criança de 1 ano e 8 meses, que apresentou sintomas de febre alta, tosse e falta de ar intensa e também chegou a ficar internada no mesmo hospital no último dia 29 de março. Porém a criança já teve alta e se recupera em casa.
Sintomas leves, posto. Falta de ar, pronto-socorro
Apesar da confirmação destes primeiros casos, a Secretaria de Saúde enfatiza que não há motivos para que qualquer pessoa com sintomas comuns de gripe procure os prontos-socorros da Cidade. A porta de entrada dos pacientes continua a ser os postos da Atenção Básica, onde há equipes capacitadas para fazer a primeira avaliação.
É recomendado que a pessoa procure atendimento no pronto socorro em casos de urgência e emergência, ou seja, se apresentar sintomas mais intensos da doença como febre alta (acima de 39°), dificuldades de respiração, dores no peito ou abdômen, cansaço extremo, apatia e vômitos.
“O paciente que apresenta a tradicional coriza, garganta inflamada ou uma febre moderada, sintomas de uma gripe comum, deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para ser feita avaliação e acompanhamento adequado e, assim, seja evitado uma possível piora do quadro”, aconselha o secretário municipal de Saúde, Dr. Claudio Lucas Miranda.
“Além disso, é orientado repouso domiciliar até o desaparecimento dos sintomas. Também se deve evitar circular em lugares com grande aglomeração de pessoas; cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar usando lenços descartáveis ou proteger com o braço ou antebraço; e abusar da lavagem das mãos, várias vezes ao dia, com auxílio do álcool gel”, completa.
Orientações e prevenções:
– Ao procurar assistência médica, informe os sintomas na recepção da unidade de saúde;
– Não vá à escola ou ao trabalho caso apresente sintomas respiratórios;
– Evitar aglomerações e ambientes fechados;
– Permanecer em casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas;
– Grávidas, crianças, portadores de doenças crônicas e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe e portanto, devem redobrar os cuidados;
– Manter a caderneta de vacinação atualizada;
– Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (usar lenços descartáveis ou proteger com o braço/antebraço);
– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;
– Manter os ambientes domiciliares e de trabalho bem arejados e ventilados;
– Manter higienizados equipamentos de ar condicionado;
– Manter uma boa alimentação e hidratação, além de hábitos saudáveis;
Campanha de vacinação inicia 30 de abril
A Secretaria de Saúde de Botucatu informa que a campanha nacional de imunização contra Influenza, conforme calendário do Ministério da Saúde, está programada para o dia 30 de abril de 2016, e, até o momento, não há nenhuma alteração desta data por parte do referido Ministério.
A imunização para H1N1 está indicada para os seguintes grupos: crianças a partir de 6 meses à menores de 5 anos; gestantes e puérperas; idosos acima de 60 anos e doentes crônicos com recomendação médica; profissionais de saúde, e população indígena.