Evento surgiu após articulações e reuniões em praça pública da Frente Brasil Popular
por Flávio Fogueral
Neste domingo, 10 de abril, uma série de atividades promoverá a união da arte e a política. É o que prevê a “Festa da Democracia”, que ocorre a partir das 14 horas no Núcleo de Orientação Integral da Aprendizagem (NOIA) e é aberto à toda comunidade.
O evento surgiu após debates promovidos pela chamada Frente Brasil Popular, composta por partidos de esquerda e de pessoas das mais diversas esferas da sociedade como estudantes, professores, aposentados, profissionais autônomos, entre outros. Dentro de encontros em praça pública, o grupo debate questões como a polarização política, a democracia, além de temas pontuais como a contrariedade ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), a condução do processo da Operação Lava Jato.
A programação da “Festa da Democracia” tem início às 14 horas, com a fala inicial da professora Nora Santos Silva, que abordará questões relativas à realidade da democracia brasileira atual. Na sequência, uma palestra com o professor e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ), José Paes Almeida Nogueira Pinto, abordará a ditadura militar brasileira (1964-1985) pelas canções de Chico Buarque.
Com a temática democracia, uma setlist de músicas populares brasileiras foi preparada para ser apresentada por Alex Castro. Às 16h30, ocorrerá exibição e discussão do curta-metragem “Mariano”, de Frederico Fidel Pikman. Das 17h30 às 19 horas estão previstas apresentações musicais com artistas locais como o Grupo Elo, Alê Moreira e Fernando Vasques.
Paralelo à parte cultural e debates políticos, a “Festa da Democracia” também terá a promoção de uma oficina sobre a manipulação da mídia, com Rian Stenico Beduschi.
O Núcleo de Orientação Integral da Aprendizagem (NOIA) fica na Rua Amando de Barros, 1058. Devido ao evento, a entrada será pela rua João Passos.