Botucatu armazena material, mas Curumim acredita no reaproveitamento do material
da Câmara de Botucatu
Buscando uma alternativa para resolver o problema do acúmulo de pneus inservíveis no município, o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador André Rogério Barbosa Curumim (PSDB) utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária para cobrar uma ação efetivo do Executivo no tema. A solicitação acabou aprovada pela unanimidade dos demais legisladores.
O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani e também ao prefeito, João Cury Neto (PSDB), solicitando a analise e informação sobre a possibilidade de realizar estudos a fim de dar um destino ecologicamente correto aos pneus inservíveis, que hoje são apenas armazenados no município e que poderiam ser utilizados para outras finalidades.
De acordo com o documento apresentado pelo vereador, os pneus inservíveis são um dos resíduos que mais prejudicam o meio ambiente, portanto, fabricantes, importadores e o Poder Público têm o dever civil de destiná-los adequadamente, uma vez que fabricação de pneus consome recursos naturais, como borracha natural e petróleo. Em Botucatu, os pneus são armazenados, mas existe uma necessidade de uma destinação ecologicamente correta aos mesmos.
Curumim citou ações que deram certo em outros municípios. “Existem outras cidades que investiram nessa questão e tiveram sucesso, como Guarulhos e Votorantim, onde os pneus inservíveis são utilizados em parte para serem concretados e utilizados em obras de contenção e preservação de córregos ou como matéria prima para a fabricação de asfalto. Independente da alternativa, algo precisa ser feito para evitarmos o armazenamento e o acúmulo do material por longos períodos”, finaliza o vereador.