Carlos Trigo pede rampas de acessibilidade em ruas de novos e antigos loteamentos da cidade
Documento pede para que Prefeitura obrigue loteamentos novos tenham rampas de acesso em todas as quadras
da Câmara de Botucatu
Na busca por cada vez mais investimentos e recursos voltados para a acessibilidade, o vereador Carlos trigo [PDT] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para solicitar, via requerimento, uma ação efetiva do Executivo na construção de rampas de acessibilidade. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
O documento, encaminhado ao prefeito João Cury Neto, pede para que o mesmo analise a possibilidade de o Poder Executivo efetivar a construção de rampas de acessibilidade em todas as esquinas, quando da execução de serviços de colocação de guias e sarjetas nas vias públicas dos loteamentos novos, bem como nas vias que, embora não pertençam a novos loteamentos, ainda não contam com as citadas guias e sarjetas.
De acordo com o requerimento, o o Art. 7º. da Lei Municipal 4.433/03, define “acessibilidade” como sendo a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, entre outros, por pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, definindo também “barreira” como qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso à liberdade de movimento e à circulação das pessoas com segurança.
Para Carlos Trigo, o que falta é uma ação mais efetiva no sentido de garantir a citada acessibilidade. “A ausência de rampas para acessibilidade de cadeirantes, idosos com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência nas esquinas prejudica a aplicação prática da Lei”, comenta. “É importante que existam ações empreendidas pelo Poder Público Municipal, objetivando favorecer a acessibilidade das pessoas que necessitam”, justifica.