Câmara de Botucatu fará audiência para debater suicídio

Botucatu está há alguns anos com uma média bem acima da nacional para cidades com mais de 100 mil habitantes

da Assessoria da Câmara de Botucatu

A Câmara Municipal de Botucatu será palco de uma importante Audiência Pública na próxima terça-feira, 14, a partir das 19 horas, que vai levar para o debate com a população e com autoridades, a valorização da vida e o combate aos altos índices de suicídio registrados na cidade. O evento contará com a presença de profissionais da saúde, assistência social e educação e é aberto a toda população.

A ideia da Audiência surgiu depois de uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador André Rogério Barbosa – Curumim [PSDB] e a assistente social, Silvânia Giandoni, uma das idealizadoras da Rede de Proteção da Vida, um programa que, em parceria com profissionais voluntários e o Centro de Valorização à Vida, quer promover ações de educação e apoio no combate ao suicídio.

O responsável por abordar o tema na Câmara será o psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina de Botucatu e consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), José Manoel Bertolote, considerado a maior autoridade mundial do tema, que falará sobre sua experiência de quase duas décadas atuando em Genebra, na Suíça, tratando exclusivamente do assunto. O psiquiatra coordenou uma equipe de gestão de transtornos mentais da OMS até 2008, mas continua consultor do órgão. O especialista teve os manuais de sua autoria traduzidos para mais de 60 idiomas.  Em Botucatu, ele é o orientador de um grupo que estuda, dentre outros itens, o perfil das vítimas de tentativas de suicídio notificadas no município.

Em Botucatu o tema é tratado com extrema cautela e sigilo, já que a cidade está há alguns anos com uma média bem acima da nacional para cidades com mais de 100 mil habitantes. Número que preocupa os organizadores do movimento, que planejam para o mês de setembro, diversas ações com o objetivo ampliar a valorização à vida em pontos estratégicos da cidade, na rede de educação, no âmbito religioso e até esportivo. Será o setembro amarelo e contará com um grande número de entidades e empresas colaboradoras, além do Poder Público.

A cidade já conta com uma data específica para discussão do tema e é oriunda de uma lei de autoria dos vereadores Lelo Pagani e Fernando Carmoni, que instituiu, no município de Botucatu, a “Campanha Municipal Setembro Amarelo – Dia de Prevenção ao Suicídio” a ser realizada anualmente, no dia 10 de setembro, tendo em vista ser o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A Câmara Municipal de Botucatu está localizada na Praça Comendador Emílio Peduti, 112 – Centro. As sessões e audiências são transmitidas pelo portal da Casa no: www.camarabotucatu.sp.gov.br

Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!