Obra de revitalização no Rio Bonito é retomada
O projeto, orçado em R$ 2 milhões, é financiado pela AES Tietê.
da Prefeitura de Botucatu
Após um período de chuvas atípicas para esta época do ano, o projeto de revitalização da orla do Rio Bonito, no prolongamento da Avenida Gentil Lourenção, foi retomado. As obras, apresentadas à população em 17 de Abril, dentro do calendário de comemorações do aniversário de Botucatu, estão a cargo da Sampietro Engenharia e seguem em ritmo acelerado.
O projeto, orçado em R$ 2 milhões, é financiado pela AES Tietê. O investimento foi viabilizado por conta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura e a empresa referente à ocupação irregular de uma área da empresa por famílias de pescadores no Porto Said. As partes entraram em entendimento e encontraram uma solução criativa para um grave problema de natureza social e ambiental.
A Prefeitura adquiriu uma área e colocou à disposição da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para a construção de um conjunto de casas para os pescadores. Em contrapartida, a AES Tietê comprometeu-se em financiar o projeto de revitalização de um trecho de 800 metros da orla do Rio Bonito, além de reflorestar uma área que será transformada em um bosque.
O trecho a ser revitalizado tem 830 metros de extensão e se estende das proximidades dos banheiros públicos, passando pela bica, até próximo a rampa de embarcações, no prolongamento da Rua 03. O projeto contempla calçamento da rua com bloquetes, construção de ciclovia, padronização das calçadas, pista de caminhada, deck para embarcações, píer para pesca, paisagismo, iluminação pública, quiosques, lixeiras, área para prática esportiva, academia ao livre e área para estacionamento.