Hospitais e ambulatórios atendem, juntos, 68 municípios, abrangendo uma população de quase dois milhões de pessoas
da Assessoria da Famesp
Fundada em 30 de junho de 1981, a Famesp é qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) desde 2011. Ao todo, essa Fundação emprega mais de cinco mil trabalhadores, entre Botucatu e Bauru (SP), onde a Famesp faz a gestão de cinco serviços estaduais, por meio de contrato de gestão e/ou convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). Hospitais e ambulatórios atendem, juntos, 68 municípios, abrangendo uma população de quase dois milhões de pessoas.
Em Botucatu, cidade-sede da Fundação, ela consolida sua atuação como parceira da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e do Hospital das Clínicas (HCFMB).
Blog 35 anos
Para comemorar seus 35 anos de existência, a Famesp lançou um blog especial que pode ser acessado pelo endereço www.blog35anos.famesp.org.br. Entre os destaques, há um vasto banco de imagens com cenas que marcam a trajetória da fundação nessas três décadas e meia e um trem da história, com dados, vídeos de entrevistas e números. Entre os entrevistados estão o primeiro presidente da Famesp, Antônio Carlos Amando de Barros, e o primeiro diretor financeiro, Fúlvio José Chiaradia.
“Chegando ao ponto em que chegamos, os desafios são muitos. Mas a gente pretende preservar e consolidar a prestação de serviços de saúde, fundamentais à sociedade, com impacto direto na qualidade de vida dos indivíduos da nossa região”, pondera o médico Antonio Rugolo Jr., presidente da Famesp.
Vocação para a saúde
Ao longo desses anos, a Famesp vem consolidando sua atuação na prestação de serviços de utilidade pública e no desenvolvimento da assistência integral à saúde. Em Botucatu, além do apoio à FMB e ao HCFMB, a Fundação mantém um serviço próprio de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” e é interveniente na administração do do Pronto Socorro Pediátrico do Hospital do Bairro e do Centro Saúde Escola.
Desde que foi qualificada como Organização Social de Saúde (OSS), em 28 de julho de 2011, a Famesp ficou apta a atuar numa parceria formal com o Governo do Estado de São Paulo na gestão de unidades de saúde. Desde então, vem cumprindo suas metas e contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades pertencentes aos departamentos regionais de saúde de Bauru, Marília e Sorocaba, abrangendo 112 municípios paulistas.
Somente em Bauru estão cinco dos oito serviços estaduais geridos atualmente pela Fundação: Hospital Estadual de Bauru (HEB), Hospital de Base de Bauru (HBB), Hospital Estadual Manoel de Abreu (HEMA, atualmente fechado para reforma), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Maternidade Santa Isabel (MSI). Juntos, esses serviços somam mais de 3,5 mil colaboradores, considerando áreas básicas, técnicas e de nível superior.
Justamente por isso, em fevereiro de 2014, a Fundação criou em Bauru a Coordenadoria de Serviços de Saúde reunindo equipes das áreas de Assessoria Jurídica, Assessoria de Informática Hospitalar, Núcleo de Ensino e Pesquisa, Assessoria de Imprensa e Marketing. A Coordenadoria também conta com duas assessorias-chaves: uma ambulatorial, que coordena os Ames (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e outra hospitalar, que responde pelos quatro hospitais de Bauru.
“Com esse braço da Famesp em Bauru conseguimos ter um olhar mais abrangente dos serviços e mapear os perfis das unidades para fazer uma distribuição mais eficaz das demandas existentes”, explica o Rugolo Jr., que também é o coordenador dessa equipe em Bauru.
“Outra função do escritório é reunir informações destinadas a órgãos gestores, como Secretaria de Estado da Saúde, Tribunal de Contas, Ministério Público e Secretaria da Fazenda, bem como realizar auditorias para avaliações quantitativas e qualitativas de metas pactuadas pelas unidades ambulatoriais e hospitalares”, pontua.
Ambulatórios na região
Além de Bauru, a Fundação também está imprimindo sua marca administrativa nas cidades paulistas de Tupã, Itapetininga e Ourinhos. Nesses municípios, a Famesp também administra Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do Governo do Estado de São Paulo. A finalidade dos ambulatórios é o diagnóstico rápido do paciente e a realização de exames complementares para investigação de doenças.
O primeiro a funcionar foi o AME de Bauru, em outubro de 2009. Depois veio o ambulatório de Tupã, em maio de 2010, e de Itapetininga, em julho de 2010. O último a ser implantado foi o AME Ourinhos, em maio de 2013. Em março de 2015, este ambulatório passou a ser classificado como AME+ atuando como Hospital Dia com realização de cirurgias de média complexidade e internações com tempo inferior a 12 horas. Juntos, os quatro ambulatórios oferecem consultas e exames para diagnóstico e orientação terapêutica a populações de 62 municípios paulistas.