Pré-candidato defende tese sobre tratamento de esgotos na FCA/Unesp
Ex-Sabesp, tucano buscou mostrar nova técnica de remoção de amônia e fósforo dos resíduos, com menor custo
O pré-candidato a prefeito de Botucatu pelo PSDB, Mário Pardini, defendeu ontem (segunda-feira, 4), no auditório de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA) – câmpus de Botucatu -, sua tese de mestrado intitulada “Avaliação da viabilidade e aplicabilidade de macrófitas aquáticas para polimento de efluentes de estações de tratamento de esgoto doméstico – estudo escala real”. A apresentação foi acompanhada por familiares e amigos, além da banca docente.
Pardini já tinha formação em Administração e, em 2011, concluiu Engenharia Civil, área em que atua, com ênfase em Engenharia Hidráulica. Em 2012, iniciou o curso de mestrado na FCA, na área de Irrigação e Drenagem, que resultou em sua tese.
A tese de mestrado, orientada pelo professor Eduardo Luiz Oliveira (Unesp), teve como objetivo apresentar estudo científico para avaliar uma solução eficiente e sustentável, do ponto de vista técnico, econômico e ambiental para a ampliação da capacidade de tratamento de esgoto para a remoção de fósforo e amônia em sistemas simplificados. Cerca de 70% dos esgotos no Brasil são lançados in natura nos rios e solos, e os 30% que são tratados nem sempre atendem aos critérios legais exigidos, também causando impactos negativos no meio ambiente. Na grande maioria os sistemas existentes são do tipo lagoa de estabilização.
O estudo do tucano demonstrou que é possível obter resultados similares a tecnologias avançadas e de alto custo de tratamento, a partir do uso de macrófitas (plantas) aquáticas com menor custo e aproveitando os recursos estruturais existentes. Uma das inovações do projeto foi o encaminhamento ambientalmente sustentável dessas plantas após seu uso nas lagoas, que é agregá-las no fertilizante produzido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lageado a partir do lodo do esgoto. Dessa forma, fecha-se um ciclo de tratamento de esgotos.