Botucatu recebe festival de aventura do Haka Race
Serão quatro provas de corrida de aventura, esporte que reúne diversas modalidades de aventura, como trekking, bike e rapel, numa única competição
da Assessoria
Mais de 500 atletas de todo o Brasil deverão participar, no próximo dia 20 de agosto, do festival de aventuras do Haka Race. Serão quatro provas de corrida de aventura, esporte que reúne diversas modalidades de aventura, como trekking, bike e rapel, numa única competição – veja abaixo.
Os eventos terão largada e chegada na Base da Nuvem, onde será montada uma estrutura para receber os atletas e as pessoas interessadas em assistir o evento. Às 08h serão dadas as largadas para o já tradicional circuito Terra da Aventura (que reúne atletas da região num total de 25 km). Na sequência, às 09h, terão início as duas provas mais longas, nas categorias Sport (35km) e Pró (50km), que deverão exigir muito preparo físico dos atletas, que enfrentarão os desafios da Cuesta botucatuense. A previsão é de que os atletas da Sport concluam o circuito em cerca de cinco horas; já os da Pró deverão completar a prova em aproximadamente sete horas.
Preservação das trilhas
Uma das maiores preocupações da organização da prova é com relação à sustentabilidade. A equipe do Haka Race atua nesse aspecto a partir de três premissas, como explica Barbosa. A primeira não abrir novas trilhas ou picadas na mata para os atletas passarem – apenas estradas já existentes são usadas. A segunda é garantir que não haja lixo após a corrida. “Os corredores de aventura são, em geral, bastante conscientes da preservação do meio ambiente e raramente deixam lixo. Mesmo assim, fazemos uma varredura pós competição para recolher o que eventualmente tenha sobrado”. A terceira premissa é a de agradecer à cidade pelo apoio e por ter cedido seu patrimônio natural para a competição. Por isso, o Haka sempre realiza uma ação social, recolhendo doações de livros e alimentos que serão, depois, doados à cidade. “É uma forma de agradecer”.
Barbosa lembra, por fim, que o fato de se tratar de uma competição a pé e de bicicleta – e que, portanto, não envolve veículos -, faz com que as corridas de aventura tenham impacto quase zero.
Sobre as corridas de aventura
Criadas no início da década de 2000 na Nova Zelândia, as corridas de aventura são uma espécie de mistura de rally com triathlon e reúnem, numa mesma competição, mountain bike, corrida/trekking, rapel, modalidades aquáticas – caiaque ou boia cross, por exemplo -, e orientação por meio de bússolas e são bastante exigentes do ponto de vista de esforço físico.
Vídeos promocionais do Haka Race
Haka Race
20 de agosto – Botucatu
Largada às 08h
Base da Nuvem
Categorias
Pró: 50 km (mountain bike, trekking, canoagem, rapel)
Sport: 35 km (mountain bike, trekking, canoagem, rapel)
Terra da Aventura: 15 km (mountain bike, trekking, canoagem)
Patrocínio: Volkswagen, Droga Raia, GJG.
Co-patrocínio: Toledo Ferrari, Kaylash, Du Pont Tyvek