Avaré recebe espetáculo “Energia”
Iniciativa já percorreu mais de 150 mil quilômetros pelo Brasil para levar a magia do palco para alunos de escolas públicas
da Prefeitura de Avaré
Nesta quarta-feira, 10 de agosto, a companhia de teatro de bonecos BuZum! estacionará seu ônibus na EMEB José Rebouças de Carvalho para apresentar aos seus alunos uma maratona de 12 sessões gratuitas do espetáculo “Energia”. Essa iniciativa, que recebe apoio do Ministério da Cultura e do Instituto CCR, já percorreu mais de 150 mil quilômetros pelo Brasil para levar a magia do palco para alunos de escolas públicas.
“Energia” é o oitavo espetáculo do BuZum! e mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz show, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que usamos para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.
Criado por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, com direção de Wanderley Piras, o enredo de “Energia” envolve uma criança que chega à sua casa após a escola e vai se divertir jogando videogame, enquanto espera o jantar ficar pronto. Sua mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina vivenciada diariamente por grande parcela da população. No decorrer dessas atividades surge uma nova amiga para a criança, a Energia, que vem mostrar o quanto suas atitudes cotidianas podem criar pequenos e grandes desperdícios desse recurso.
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. “São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática”, conta Mari Gutierrez.
Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.
Dia 10 de agosto (quarta-feira)
Local: Escola Municipal “José Rebouças de Carvalho” (Rua Avelino Fernandes, 70 – Jardim Santa Elizabeth).
Horários das sessões: 9h | 9h40 | 10h20 | 13h30 | 14h10 | 14h50