Mantenha as finanças no azul
Devemos adotar o consumo consciente e evitar compras em datas festivas
da Assessoria do Senac-SP
Comprar apenas aquilo que for necessário, pesquisar os preços, reservar uma parte do 13º salário para o pagamento de impostos e vários outros compromissos que chegam com o final do ano são atitudes que contribuem para colocar em dia a parte financeira e virar o ano com mais tranquilidade.
Segundo Renan Nicolau, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, uma das dicas mais importantes é partilhar o problema com a família. “Deve ser realizado um planejamento e discussão com todos os membros para que possam contribuir no controle dos gastos e ter ciência da importância de não gastar mais do que recebe. Além disso, todos devem ter conhecimento das receitas (valores recebidos pela família) e despesas (valores gastos) para que a contribuição seja efetiva”, explica.
De acordo com Tamires Serrano, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, devemos adotar o consumo consciente e evitar compras em datas festivas, já que durante algumas comemorações, como o Natal, o preço aumenta.
“É importante planejar e fazer as compras com antecedência. Ter total consciência de tudo aquilo que gastamos e ganhamos. Essa equação nunca poderá ser negativa ou o 13º e outros rendimentos extras serão utilizados para zerar ou minimizar esse descontrole financeiro”, finaliza.

