Terceirizada do Hospital das Clínicas de Botucatu ainda não depositou salários de setembro
Empresa estaria com valor repassado pelo HCFMB bloqueado na conta e, segundo funcionários, responsáveis pediram para esperar ‘mais alguns dias’
por Flávio Fogueral
Os mais de 300 funcionários da Náscer- empresa terceirizada responsável pela prestação de serviços como portaria e recepção- alocados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), autarquia da Secretaria de Estado da Saúde, começam novembro em dúvida quanto ao pagamento dos salários. Nem mesmo o aporte de R$ 8 milhões que o governo estadual fez junto à instituição parece ter sanado o problema.
As empresas terceirizadas que atuam no hospital- entre elas, a Náscer-, alegaram que não havia o repasse por parte do HCFMB. Com a verba liberada na última semana, o depósito na conta dessas empresas teria ocorrido, mas estaria bloqueado no caso da Náscer. A reportagem do Notícias.Botucatu tentou contato com a Náscer, mas nenhum dos telefones disponíveis (dois contatos em São Paulo e um em Botucatu), estava disponível. O website da empresa também está fora do ar.
Alguns funcionários da empresa, que preferem não se identificar temendo represálias ou demissões, relatam que até 31 de outubro, o valor correspondente ao salário de setembro (que era para ter sido pago no 5º dia útil de outubro, dia 7), ainda não havia sido creditado nas contas. “Vieram nos informar que o dinheiro está bloqueado na conta da empresa e para termos a paciência de esperar por mais três dias. Segunda que vem já é o quinto dia útil do outro mês e é pra cair outro pagamento, e ninguém sabe como fica essa história”, relata um dos colaboradores.
Outra preocupação, além do pagamento de outubro e novembro, segundo os funcionários, é com o do 13º salário.
A direção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB), por meio de sua Assessoria de Imprensa, esclarece que o pagamento do hospital às terceirizadas foram efetuados, “e que não se manifesta sobre questões trabalhistas dos funcionários de seus prestadores de serviços”.
A Náscer foi a vencedora do processo de licitação para a prestação de serviços no Hospital das Clínicas e tem mais de 300 pessoas em seu quadro. Empresa iniciou as atividades em Botucatu em janeiro de 2014; e é responsável pela portaria e recepção do HCFMB e das demais unidades que são geridas e/ou atendidas como o Hospital Estadual e Pronto Socorro Adulto de Botucatu. Na ocasião, mais de 800 pessoas fizeram fila para preenchimento do cadastro que objetivava a contratação dos 300 profissionais que atuariam no HCFMB.