Guia Básico de Sobrevivência Intelectual 2: Melquíades

“Nem todo vagante é vadio”

melquiades-guia-basico-da-sobrevivencia-intelectualpor Melquíades – Guia Básico da Sobrevivência Intelectual

Travessia. Em minhas andanças visitei muitos mundos além deste que habitamos.

Certa vez, dobrei a esquina numa biblioteca qualquer e me encontrei, surpreso, nos recônditos da Colômbia, em Macondo: uma cidade de maravilhas e pequenos milagres, cujo destino estava diretamente ligado à saga de sete gerações da família que a fundou, os Buendía. Lá vi o começo, o meio e o fim de suas existências. E também virei fantasma, mas isto é conto pra outro momento.

Macondo e os Buendía são frutos da mente de Gabriel García Márquez. Mesmo sem nunca conhecê-lo pessoalmente, de tanto eu passear por suas histórias, Márquez meio que se tornou um amigo. Ele me ensinou, em tempos do cólera, o que é amor verdadeiro. Em “Cem Anos de Solidão” (publicado inicialmente em 1967), nos cumprimentamos, foi tesão à primeira vista e ele abençoou minha vida com uma boa dose de realismo fantástico e humor.

Os Buendía são engraçados e trágicos, doidos e doídos. São gente imaginada e gente como a gente. Conviver com eles foi uma escola e tanto. Por exemplo, agora vejo o tempo como um ciclo de repetições que só podemos quebrar se olharmos para o passado e nossas memórias com olhos de aluno disposto a aprender. Agora aceito que a solidão é natural da nossa alma, é coisa humana, e por isso devemos abraçá-la como parte vital de nosso ser. E nas estradas de suas heranças, acabei comprovando que a base do amor é o diálogo, ou o amor está fadado a morrer.

No meio do caminho também havia entrelinhas, e nelas se refletem uma jornada, uma busca! Coisas que meu sangue cigano entende bem! Gabo Márquez, ousado, corajoso, criou sua própria América Latina com a vontade de pensar a América Latina moderna. Ele criou seu povo, sua Macondo, procurando a identidade não deles, mas a nossa. Afinal, quem somos nós? A pergunta fica lançada. Até termos a resposta, contida ou não no livro (depende do que você achar. Leia para descobrir!), resta prosseguirmos. Até a próxima! Travessia.

*Hey, hey! Eu sou Melquíades. Muito prazer! Estou aqui para compartilhar com vocês umas manhas para sobreviver neste mundo cheio de referências. Sigam-me os bons…

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php