Passageiros da linha Parque Serra Negra – Lageado enfrentam dificuldades diárias para ir ao trabalho

50 pessoas para 21 lugares, bancos quebrados e paradas forçadas para resfriar o veículo viraram rotina

linha-serra-negra-lageado-stadtbus

por Sérgio Viana

Até banco para pessoas com necessidades especiais quebrou

Até banco para pessoas com necessidades especiais quebrou

Moradores do setor leste de Botucatu, que compreende bairros como Alto, Jd. Peabiru e Parque Serra Negra, também estão sendo afetados pela qualidade do transporte coletivo operado na cidade. Através dos próprios usuários, que contataram o Notícias e enviaram seus registros, é possível perceber que a condição da linha Parque Serra Negra – Lageado – operada pela STADTBUS – tem sido precária.

“Somos muito dependentes dessa linha. O ônibus vive quebrando por falta de manutenção e os motoristas se desdobram para fazer a linha, afinal, se isso não ocorrer eles correm o risco de perder o emprego”, relata B.M., que não quer exibir seu nome e utiliza a linha diariamente, pois trabalha na Fazenda Lageado. Junto a cerca de 50 pessoas, ela vai ao trabalho todos os dias transportada em um micro-ônibus com 21 lugares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), o ônibus escalado para cumprir o itinerário dessa linha seria um veículo convencional, com capacidade para 72 passageiros. “Porém, esse veículo hoje está em manutenção, no qual a SEMUTRAN verificou que está sendo realizada a manutenção de motor e troca de câmbio justamente para evitar problemas futuros. Dessa forma foi deslocado o veículo em questão para não suprimir tal percurso”, afirmou em retorno ao site Notícias.Botucatu.

Apesar da afirmação da Secretaria de que existe uma central de monitoramento dotada de sistema GPS para identificar falhas nas linhas, de acordo com a usuária do transporte coletivo os problema não é atual. “Trabalho no Lageado e pego o ônibus quase que diariamente. Eu presencio esses problemas desde setembro do ano passado, porém ocorre há mais tempo, pois o pessoal do ônibus fala. Nós ligamos para a empresa, porém os mesmos não atendem e falam para os motoristas tocarem a linha, mesmo com passageiros nas escadas, colados na porta”, diz B.M.

Motorista precisa parar para colocar água no veículo e terminar trajeto

Motorista precisa parar para colocar água no veículo e terminar trajeto

O micro-ônibus colocado para substituir o veículo em manutenção também apresenta diversos problemas estruturais, como os bancos. Alguns passageiros chegaram a cair pois os assentos de alguns estavam soltos ou quebrados, como aquele dedicado a pessoas com necessidades especiais. “Os motoristas vivem parando o ônibus e colocando água no mesmo, senão ele não consegue terminar a linha e isso se repete diariamente em todos os horários”, frisa a usuária.

A Semutran afirmou que irá realizar uma vistoria no veículo, que seria do ano 2012, para solucionar o problema. “Acreditamos que nessa semana obteremos melhorias nessa linha e em outras com problemas similares. Salientamos que sob nossa orientação dois outros veículos dessa empresa foram destinados para manutenção em concessionária autorizada na cidade Jaú, com a finalidade de melhorar os serviços prestados”, concluiu a Secretaria.

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php