Curso de Medicina Veterinária da Unesp passará por Acreditação do CFMV
A iniciativa do Conselho tem o objetivo de certificar publicamente a qualidade e a excelência do ensino Médico Veterinário
da Assessoria da FMVZ
Entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2017, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, vai receber uma delegação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) responsável por realizar a Acreditação dos cursos de graduação em Medicina Veterinária do país.
A iniciativa do Conselho tem o objetivo de certificar publicamente a qualidade e a excelência do ensino Médico Veterinário nas instituições de ensino superior, atender o perfil do egresso dos cursos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), orientar a sociedade quanto à qualidade dos cursos e induzir à sua melhoria contínua.
Após a avaliação completa os cursos de Medicina Veterinária receberão um selo que atesta a acreditação, com validade de 3 anos. Os cursos também poderão ser acreditados com excelência, com validade de 5 anos.
O curso de graduação em Medicina Veterinária da FMVZ/Unesp é o primeiro a ser submetido a esse processo. Os cursos serão avaliados em três dimensões: organização didático-pedagógica, população universitária e infraestrutura. Os avaliadores do CFMV também examinarão um relatório de auto avaliação elaborado pela Faculdade, além do Projeto Político Pedagógico do Curso e Plano de Desenvolvimento Institucional da unidade, documentação que deve ser enviada ao CFMV até o dia 30 de janeiro.
De maneira geral, na dimensão organização didático-pedagógica serão observadas: objetivos do curso; perfil do egresso; estrutura curricular; conteúdo curricular; metodologia de ensino; articulação entre teoria e prática; estágios curriculares supervisionados; ações decorrentes dos processos de autoavaliação dos cursos; procedimentos pedagógicos inovadores e número de vagas.
Na dimensão população universitária serão avaliados: perfil do coordenador; coerência entre formação docente e disciplina ministrada; titulação e regime de trabalho do corpo docente; articulação do docente com a prática profissional; produção científica e técnica; corpo técnico, acompanhamento do egresso e núcleo de apoio pedagógico.
Por fim, a infraestrutura da Faculdade será avaliada nos seguintes aspectos: acervo bibliográfico; laboratórios de ciências básicas e didáticos especializados; hospital escola e laboratórios de apoio diagnóstico; fazenda escola; casuística; aulas a campo ou em unidades industriais e Comitê de Ética na Utilização dos Animais.