Rubens Barbosa apresenta Mostra de Processos com participantes de sua residência artística em Botucatu

Bailarino volta para compartilhar técnicas e experiências, após dois anos em Natal (RN)

Rubens Barbosa Bailarino Residencia PIB - Foto Brunno Martins

por Sérgio Viana – foto Brunno Martins

Após dois anos em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o bailarino e coreógrafo Rubens Barbosa, está de volta a cidade de Botucatu, onde desenvolveu trabalhos de pesquisa e aprendizagem junto ao grupo Oficina da Dança, no espaço Mirante das Artes, para a execução de uma residência artística baseada em seu espetáculo “PIB – Produto Interno Bruto”.

Desde segunda-feira, dia 9 de janeiro, acontece a residência, no Mirante das Artes, onde os participantes recebem a aplicação de um treinamento que faz parte do processo de preparação, investigação e criação dos intérpretes e criadores da ‘Mais Uma Cia de Dança’, criada por Rubens e 11 artistas de distintas vertentes da arte. O treinamento consiste em uma fusão de técnicas de dança contemporânea formado a partir dos métodos Laban, Flying Low e ViewPoints – sendo esse último forte pontencializador para criação, de acordo com Barbosa.
Além dos treinos corporais específicos e da aprendizagem de movimentos, o coreógrafo pretende que os participantes da residência artística experimentem diferentes ferramentas e estímulos para a criação, o que irá colaborar para a Mostra de Processos, que todos apresentarão neste sábado, dia 14, às 20h, no Mirante.

A RESIDÊNCIA PIB – “O PIB apresenta-se a fim de promover aberturas contínuas, através de encontros e experimentos que nascem da intenção de provocar, atualizar e compartilhar ferramentas, metodologias, estéticas, dramaturgias, referências e práticas”, afirma Rubens Barbosa. “Além de promover aproximações e trocas entre os artistas convidados, residentes, estudantes, pesquisadores e público interessado em diferentes modos de ativar um ambiente experimental de criação artística”.

Mostra de Processos da Residência Artística ‘PIB’

Sábado, dia 14 de janeiro, às 20h

Local: Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249, Vila dos Lavradores
Entrada: Pague o quanto puder

Deixe um comentário