Os projetos indicados pelo Grupo Gestor que atualizou o Plano Diretor foram meticulosos
da Prefeitura de Pardinho
No dia nove de fevereiro aconteceu mais uma reunião de revisão do Plano Diretor de Turismo de Pardinho entre a Coordenadoria de Turismo e o SENAC com Sylviah Riouls e Jorge Duarte que revisaram a redação e reorganizaram os itens do prognóstico.
As oficinas de Gestão e Governança em turismo promovido pelo SENAC em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Pardinho formando um grupo Gestor do Plano possibilitaram visualizar a realidade local, identificar a demandas e organizar estratégias a curto, médio e longo prazo. À medida que aumenta o envolvimento com os grupos que promovem as atividades turísticas aumenta a compreensão do corpo técnico local sobre suas demandas o que fez com que a projeção das propostas para o Plano de trabalho fiquem mais alinhadas com o desenvolvimento que já está acontecendo nas iniciativas locais. Pardinho possui dois grandes vetores de desenvolvimento: A cultura caipira e as Trilhas, ambos em pleno processo de crescimento.
Cada evento que se realiza atrai considerado público novo e com eles intensificam os desafios. Diferente do que se imagina, o setor de turismo é complexo e envolve muito planejamento e envolvimento de praticamente todos os demais setores. No caso de Pardinho por ter a maioria de sua área em APA – Área de Proteção ambiental e situar-se na região de recarga do Aquífero Guarani intensifica-se a responsabilidade ambiental que por outro lado favorece a conservação e preservação do patrimônio hídrico e consequentemente da ruralidade mantendo suas propriedades rurais, um dos principais atrativos local, conservadas. Os projetos indicados pelo Grupo Gestor que atualizou o Plano Diretor foram meticulosos nas metas e diretrizes para que todo o trabalho direcionado para o Turismo local esteja alicerçado no desenvolvimento sustentável e responsável e venha somar às ações de conscientização sócias – ambientais.
Existem vários padrões de comportamento enraizado tais como a negligência com a produção do seu próprio lixo e por mais lixeiras que se coloque nos eventos, por exemplo – as pessoas jogam ao lado delas e não dentro delas. Constatação esta que leva um gestor turístico a criar estratégias para reeducar este hábito tanto do visitante como de seu próprio munícipe envolvendo parcerias com Educação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano para um resultado positivo, onde sem envolver a população local não será efetivo, neste sentido o Plano Diretor é uma importante ferramenta de gestão, pois proporciona um fiel diagnóstico da realidade local indicando – lhes soluções para que o desenvolvimento turístico não tome proporções desastrosas.