Organização é a melhor maneira para evitar falhas no trabalho

Para conciliar tantas atribuições é preciso possuir algumas habilidades técnicas

da Assessoria do Senac-SP

Em casa ou em qualquer profissão manter o ambiente de trabalho organizado melhora o desempenho, evita o desperdício de tempo e afeta diretamente na qualidade da atividade exercida.

Segundo Mônica Santos Martins, docente do curso Técnicas Secretariais do Senac Botucatu, para conciliar tantas atribuições é preciso possuir algumas habilidades técnicas. “O profissional deve desenvolver aptidões como planejamento, organização, pontualidade, facilidade com atendimento ao público e gestão de pessoas, além de possuir um olhar sistêmico empresarial.”

Para a docente, a agenda é a grande aliada do profissional de secretariado. “Esta ferramenta facilita a organização de tarefas, o acompanhamento no andamento das atividades, a anotação de recados e datas importantes,” destaca.

No celular, sobre a mesa, no computador, seja qual for o formato escolhido, o importante é saber utilizar a agenda de maneira estratégica. Para facilitar a rotina no trabalho, confira algumas dicas da docente:

 – Classifique as tarefas entre urgentes e importantes, priorize prazos para evitar atrasos;

– Defina prioridades todos os dias. Evite o não cumprimento das tarefas importantes;

– Planeje o tempo real, contemple espaço para imprevistos entre uma atividade e outra;

– Utilize apenas uma agenda, física ou virtual, com informações sincronizadas, evitando duplicidade;

– Ao final do dia sempre verifique as atividades finalizadas e planeje a atividade do próximo dia, para facilitar a organização semanal;

 –  Tenha equilíbrio entre agenda profissional e pessoal, afinal todas áreas da nossa vida são importantes.

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