Posto de Saúde da Cecap e Centro de Saúde Escola terão horário de atendimento ampliado

Segundo o prefeito Mário Pardini, as duas unidades iniciarão o horário estendido a partir de junho

por Flávio Fogueral

Para tentar amenizar as constantes reclamações dos munícipes aos serviços de saúde pública, o prefeito Mário Pardini (PSDB) anunciou na quarta-feira, 3, mudanças no horário de funcionamento de duas unidades de saúde.

Por meio de sua página oficial no Facebook, o chefe do Executivo anunciou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Benedito- Cecap-, funcionará também no período notuurno, das 18 às 22 horas. A mesma ampliação de horário será válido para o Centro de Saúde Escola, na Vila dos Lavradores. Esta unidade, inclusive, é uma unidade auxiliar da Unesp, em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB).

Segundo Pardini, as duas unidades iniciarão o horário estendido a partir de junho. A intenção é desafogar serviços emergenciais de saúde, como o Pronto Socorro Adulto, na Vila Assumpção; e o Pronto Socorro Infantil, instalado no Hospital do Bairro. A proximidade geográfica a estes serviços maiores, inclusive, foi o que motivou a escolha do CSE e da UBS da Cecap para a ampliação do horário.

“Isso, para que ajudem no atendimento a pacientes com menos gravidade, desafogando as unidades de Pronto Atendimento da cidade”, frisa o prefeito.

Para que a demanda seja atendida de maneira satisfatória, serão destinados dois médicos de clínica geral à UBS da Vila São Benedito. Já o CSE contará com dois pediatras. O Pronto Socorro Infantil, de acordo com o prefeito, será reforçado com mais um pediatra, que atenderá a partir das 18 horas, horário considerado de pico no atendimento.
 
A demora no atendimento e a alta demanda fizeram com que os problemas na saúde pública, em Botucatu, voltasse aos holofotes e à mídia. No final de abril, o vereador- e apresentador de TV-, Abelardo (PMDB)- partido que deu apoio à eleição de Pardini-, esteve no Pronto Socorro Infantil verificando a situação. Segundo o parlamentar, a visita foi motivada por reclamações de pais que aguardavam há horas pelo atendimento.

Na ocasião, Abelardo teria se desentendido com uma recepcionista e discutido com a mesma. O fato causou tumulto na unidade, motivando até a abertura de um Boletim de Ocorrência. Na mesma noite, o secretário municipal de saúde, André Spadaro, esteve no PS Infantil averiguando a situação e prometera solução.

Em 29 de abril, Pardini reuniu-se com o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), André Balbi; além do diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Pasqual Barretti, para a adoção de medidas que pudessem amenizar as constantes reclamações nos serviços de saúde pública do município. Vale lembrar que a gestão desta área é compartilhada entre Prefeitura, HCFMB e Unesp.

Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!