Brasileirão: em busca do bi, Palmeiras encara o Vasco; São Paulo vai à Minas
Primeira rodada do Brasileirão coloca quatro equipes paulistas em situações distintas
da Federação Paulista de Futebol
Com o atual campeão entrando em campo, quatro paulistas estreiam no Campeonato Brasileiro 2017 neste domingo, 14, Dia das Mães. Em casa, o Palmeiras reencontra o Vasco da Gama na elite nacional às 16h. No mesmo horário, o São Paulo visita o Cruzeiro, enquanto a Ponte Preta recebe o Sport em Campinas. Mais cedo, às 11h, o Santos estreia diante do Fluminense, no Maracanã.
O campeão voltou
Alexi Stival, o Cuca, técnico campeão brasileiro com o Palmeiras no ano passado, está de volta. Após ser eliminado na semifinal do Paulistão Itaipava e deixar de garantir vaga ao mata-mata da Libertadores com antecedência, Eduardo Baptista acabou demitido, ocasionando o retorno de Cuca.
Para sua reestreia neste domingo, às 16h, no Allianz Parque, o treinador não poderá contar com o atacante Alecsandro que se transferiu para o Coritiba. O provável trio titular – Dudu, William e Borja -, porém, está à disposição do treinador. O restante da equipe deve ser o mesmo que vinha atuando nas últimas partidas.
O confronto deste domingo marca o reencontro com um dos maiores rivais palmeirense em nível nacional. O Vasco está de volta à elite após disputar a Série B do ano passado e, como ocorre desde 2015 quando caiu, ainda tem em Nenê seu principal jogador. Milton Mendes também conta com um velho conhecido da torcida palmeirense: Luis Fabiano, ídolo são-paulino.
Abrindo o dia
O primeiro jogo do domingo, porém, é do Santos, atual vice-campeão brasileiro. Com calendário semelhante ao do Palmeiras, já que segue na disputa da Copa do Brasil e também lidera seu grupo na Libertadores, o time da Baixada Santista estreia diante do Fluminense, no estádio do Maracanã, às 11h.
Vindo de vitória sobre o Paysandu em Belém pela Copa do Brasil, o Santos tem compromisso pela Libertadores contra o The Strongest na Bolívia na próxima quarta-feira e, por isso, enfrenta uma maratona de viagens e partidas decisivas neste início de Brasileirão. Desta forma, é possível que o técnico Dorival Júnior poupe jogadores em alguma dessas partidas. Para este domingo, porém, é certo os desfalques do colombiano Copete e do zagueiro David Braz.
Vice-campeão carioca, mas classificado à próxima fase da Copa Sul-Americana, o time comandado por Abel Braga não vive bom momento, já que está há quatro partidas sem vencer, vindo de três derrotas consecutivas. O time, porém, deve ser o mesmo que vem atuando nas últimas partidas, ainda sem o meia Gustavo Scarpa que segue se recuperando de lesão sofrida no início da temporada.
Foco total
Eliminado na semifinal do Paulistão Itaipava, na quarta fase da Copa do Brasil e na primeira fase da Copa Sul-Americana, em todas as ocasiões com resultados ruins no estádio do Morumbi, o São Paulo não tem um bom início de temporada e, por isso, terá apenas a disputa do Campeonato Brasileiro para se preocupar até o fim do ano.
Para o confronto diante do Cruzeiro, algoz no torneio nacional, em Belo Horizonte às 16h, o técnico e ídolo Rogério Ceni poderá contar com a mesma equipe que apenas empatou com o Defensa y Justicia da Argentina na última quarta-feira. Após ver a defesa frágil nos jogos anteriores, Ceni apostou num meio de campo com três volantes e perdeu ofensivamente. A duvida é sobre a opção do treinador nesta questão para o jogo de domingo.

Vice-campeão mineiro e recentemente eliminado da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro vivia bom momento na temporada até perder para o próprio São Paulo no Mineirão, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Como havia vencido no Morumbi, o time de Mano Menezes se classificou, mas caiu de produção. Neste período venceu o América Mineiro e a Chapecoense, mas perdeu o título estadual para o grande rival e foi derrotado nos pênaltis pelo Nacional do Paraguai no torneio continental.
Fazendo história
Vice-campeão do Paulistão Itaipava 2017 após eliminar Santos e Palmeiras e ser derrotado pelo Corinthians, a Ponte Preta faz uma temporada histórica, já que mais uma vez chegou à decisão estadual. O time ainda se classificou à segunda fase da Copa Sul-Americana após empatar por 1 a 1 com o Gimnasia La Plata, na Argentina.
Para este confronto com o Sport, às 16h, no Moisés Lucarelli, o técnico Gilson Kleina não poderá mais contar com William Pottker, eleito o craque do campeonato paulista e que já se apresentou ao Internacional. Para sua posição chega o experiente Emerson Sheik. Na zaga, Rodrigo, ex-Vasco, também chegou. Ambos, porém, não devem atuar neste final de semana. Revelação do Paulistão Itaipava e cogitado no Corinthians, Clayson é duvida.
Comandado pelo talento de Diego Souza, o Sport faz boa temporada até aqui. Finalista da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano, a equipe segue viva na Copa do Brasil, onde perdeu o primeiro jogo para o Botafogo por 2 a 1 e vem de classificação nos pênaltis no Uruguai, contra o Danubio, na Copa Sul-Americana. O craque do time, e mais sete considerados titulares são desfalques da equipe de Ney Franco para o confronto.