Coletivos Feministas de Botucatu fazem encontro, nesta quinta (8), para debater políticas e igualdade de gênero

Evento objetiva alinhar discussões sobre os direitos da mulher e o combate à desigualdade e violência de gênero

por Flávio Fogueral

A Casa dos Conselhos Municipais recebe nesta quinta-feira, 8, o primeiro “Encontro dos Coletivos Feministas” de Botucatu. Organizado pelo Coletivo Genis, o evento objetiva alinhar discussões sobre os direitos da mulher e o combate à desigualdade e violência de gênero.

Marcada para às 18h30, o encontro pretende reunir grupos específicos da luta feminista como o próprio Coletivo Genis, além do Coletivo Feminoia, Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Paulista de Agroecologia, Conselho Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A reunião promoverá inicialmente, em sua programação, uma rodada inicial de apresentação dos coletivos, com seus projetos e ações de trabalho quanto à questão dos direitos da mulher em Botucatu. Também é prevista a unificação de uma agenda de eventos e ações de cada coletivo. As representantes dos coletivos pretendem, ainda, iniciar representação junto ao Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, sobre o reconhecimento das atividades de cada grupo.

Com 141.032 habitantes, segundo o Censo Populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Botucatu tem uma população com maioria do sexo feminino, com mais de 63.300 pessoas deste gênero. Dados do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres aponta que, em 2016, existia média de 120 boletins de ocorrência mensais relacionados à violência, sendo que 58% são contra mulheres.

A programação completa e informações adicionais sobre o evento podem ser conferidas na página oficial do encontro, no Facebook.

Deixe um comentário