Pronto Socorro Odontológico será transferido, do antigo prédio do FUSS, para a Cohab 1
Decisão foi motivada pela baixa demanda já que população enfrentava problemas logísticos para ir a Rubião Júnior
por Flávio Fogueral
Iniciativa implantada pelo ex-prefeito João Cury Neto (PSDB), o Pronto Socorro Odontológico de Botucatu passará a ter nova sede. A partir desta semana, o serviço será oferecido junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Habitacional Humberto Popolo, a Cohab 1. O horário também sofreu modificação, sendo das 18 às 21 horas.
Inaugurado em dezembro de 2016, o serviço funcionava junto com o Centro de Especialidades Odontológicas “Dr Walter Chaguri”, no antigo prédio do FUSS (Fundo Social dos Servidores da Unesp), no distrito de Rubião Júnior. Este serviços foram possibilitados devido a um convênio entre Prefeitura e a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), classificada como Organização Social de Saúde.
A decisão da transferência do PS Odontológico foi informada pelo prefeito Mário Pardini e pelo secretário da Saúde, André Spadaro, durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 7, onde foi anunciado um “pacote” de medidas para agilizar o sistema público de saúde no município.
Segundo o Chefe do Executivo municipal, a transferência de sede foi motivada pela logística de atendimento, o que ocasionou baixa demanda da população. “O remanejamento está sendo realizado devido à baixa demanda e dificuldades logísticas relacionadas com o antigo endereço, em Rubião Júnior. O objetivo principal do PS Odontológico é atender os casos de urgências e emergências odontológicas das 18 às 21 horas”, postou Pardini em sua página oficial no Facebook.
Durante a coletiva, Spadaro realçou que o Pronto Socorro Odontológico promovia um atendimento diário. “Todos devem saber que ele vinha funcionando em Rubião Jr. Isso por uma questão de logística, de transporte público; além de muitos profissionais se queixando de falta de segurança, e de retaguarda médica e de enfermagem para atendimento imediato em casos necessários”, explicou o secretário.
O responsável pela pasta da Saúde enfatiza que, a escolha da região da Cohab 1 para abrigar o PS, deve-se também a questões operacionais. Explica Spadaro que a unidade já opera em horário ampliado ao padrão e conta com um médico clínico-geral e equipe de enfermagem. “Com o serviço na Cohab 1, a expectativa é que a procura cresça; visto que a demanda em Rubião era de um atendimento por dia útil e não justificava o investimento da Prefeitura. O objetivo é atender a todos os botucatuenses, independente do bairro em que morem”, salientou.
Centro de Especialidades Odontológicas continua em Rubião Júnior
Inaugurado em dezembro, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) “Dr. Walter Chaguri”, é destinado ao atendimento, via Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de endodontia, cirurgia bucal, diagnóstico bucal, raio-x panorâmico digital, periodontia, ortodontia preventiva e pacientes especiais.
O atendimento ocorre por meio de encaminhamento dos postos de saúde do município que contem com o atendimento odontológico básico. A transferência do CEO, do CS1- na Rua Rafael Sampaio, para o Distrito de Rubião Júnior, ocorreu por meio de um convênio com a Famesp.
Além do prédio, a Famesp cedeu seis cirurgiões dentistas, dois auxiliares de consultório dentário e dois auxiliares de serviços gerais. Já a Prefeitura disponibilizará 13 cirurgiões dentistas e quatro auxiliares de consultório dentário.

Município tem 1 dentista para 3810 botucatuenses na rede pública
Hoje o Município conta com 37 dentistas vinculados à rede pública municipal, 13 deles especialistas. Com isso, há um dentista para cada 3.810 botucatuenses, se for considerar a totalidade populacional, de 141 mil habitantes, conforme projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Há, à disposição da Prefeitura, mais 30 auxiliares de consultório dentário. Dados da própria Secretaria Municipal da Saúde, em 2016, dão conta de que mais de 60 mil procedimentos anuais na área odontológica são efetuados pelos postos de saúde.