Pesquisa sobre reprodução equina é premiada em congresso no Paraná

O trabalho é parte da dissertação de mestrado de Elena Carolina Serrano Recalde

da Assessoria da Unesp

O trabalho “Concentrações séricas de cortisol em éguas durante manipulação reprodutiva”, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, Câmpus de Botucatu, foi eleito o melhor trabalho da área de Medicina Veterinária durante o VIII Congresso Científico da Região Centro Ocidental do Paraná (Conccepar), realizado de 15 a 19 de maio, em Campo Mourão.

O trabalho é parte da dissertação de mestrado de Elena Carolina Serrano Recalde e tem como demais autores Felipe Rydygier de Ruediger, Gabriela Nascimento Dantas e as professoras Eunice Oba, da FMVZ/Unesp e Eneiva Carla Carvalho Celeghini, da FMVZ/USP. O objetivo do estudo é avaliar as concentrações de cortisol em éguas inseminadas com sêmen congelado de diferentes qualidades.

O cortisol é um hormônio que auxilia o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune. Em equinos, a deposição do sêmen no útero da égua leva a uma resposta inflamatória fisiológica e transitória conhecida como endometrite pós cobertura, desencadeada pelos microrganismos presentes no sêmen e pelos espermatozoides. A resposta do organismo ao estresse é imediata, aumentando as concentrações de cortisol em poucos minutos.

O aumento das concentrações de cortisol, caso a égua esteja sob condições de estresse, podem interferir no índice de prenhez. O estudo apontou que a baixa qualidade do sêmen promove processo inflamatório mais acentuado. Ainda segundo as conclusões da pesquisa, o exame reprodutivo intensivo com US Espectral e color Doppler com duração de 15 a 20 minutos e o exame citológico endometrial não levam ao aumento nos níveis de cortisol nas éguas e, portanto, essas técnicas não causam estresse ao animal.

O Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná é um evento científico com apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e outras atividades em diversas áreas do conhecimento. O evento é realizado pela Faculdade Integrado de Campo Mourão desde 2005. Nele, acadêmicos, professores e palestrantes podem trocar ideias, experiências e conhecimentos acadêmicos de forma próxima e direta.

Deixe um comentário